Policial

Incêndio em mercado foi planejado por cinco criminosos

29 mar 2022 às 20:35

A Polícia Civil confirmou que o incêndio em um supermercado na avenida Maritacas, na zona leste de Londrina, na madrugada de segunda-feira, foi criminoso. Testemunhas já foram ouvidas, incluindo o proprietário do estabelecimento, mas a motivação ainda é um mistério.

“Com certeza essa ação foi planejada por esse grupo criminoso, até mesmo em razão dos materiais que foram arrecadados no local, que denotam por suas características que haviam sido previamente bem preparados. Houve sim um planejamento para provocar esse crime que culminou no incêndio, inclusive com divisão de tarefas dentre o grupo criminoso, uma vez que quando um veículo se aproximou houve a intervenção de um deles fazendo uso de arma de fogo”, afirma o delegado Jaime José de Souza Filho.

No dia do incêndio, o dono do estabelecimento ficou surpreso com o incêndio. “Não há nenhum motivo para que tenha acontecido. É triste porque eu com 71 anos, estou trabalhando dia e noite e fazendo benfeitorias para o bairro”, diz Otacílio Ribeiro.

A Polícia Civil já apurou que pelo menos cinco criminosos estão envolvidos no incêndio. Investigadores recolheram materiais que foram deixados por eles nas proximidades do mercado. Câmeras de segurança registraram parte da ação. As imagens estão com o delegado, que prefere não divulgar para não atrapalhar as investigações.

“Havia um sistema de câmera do estabelecimento. Parte dele foi perdida no incêndio e a outra recuperada. O que chegamos até o presente momento é que ação foi praticada por cinco pessoas de um grupo criminoso que foi até o local carregando coquetéis molotov por meio de mochilas e sacolas e que fizeram uso de três escadas”, explica o delegado.

O supermercado foi totalmente destruído por dentro. Nos fundos, onde funcionavam padaria, açougue e estoque, as paredes foram demolidas após risco de desabamento. A Defesa Civil isolou a calçada.

Ainda não foi possível encontrar os bandidos. Eles vão responder por pelo menos quatro crimes: associação criminosa, incêndio, porte ilegal de arma de fogo e disparo em via pública. As penas somadas passam de 17 anos de cadeia.

“A equipe de investigação está em campo a fim de que sejam trazidos novos elementos e provas para a gente poder responsabilizar os culpados. É importante também ressaltar a participação da comunidade. Qualquer pessoa que tenham alguma informação a respeito do caso ou de autores pode procurar o 5º distrito policial na zona norte de Londrina ou ainda se preferir por meio do telefone 197 da Polícia Civil”, ressalta o delegado.