Criada em 2018, a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Londrina está sob novo comando: a delegada Lívia Pini, que já foi responsável pelo Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente), e estava em uma força tarefa na 10ª Subdivisão Policial, na resolução de inquéritos antigos. Ela assume a delegacia no lugar do dr. Mozart Gonçalves e encara como uma grande responsabilidade.
“Sei que estou assumindo uma delegacia que está muito bem estruturada, com uma equipe muito boa. A gente tem, nos últimos três anos, os índices em queda de furto e roubo de veículos”, disse a delegada.
Em 2022, a delegacia registrou 665 ocorrências, sendo 566 furtos e 99 roubos. Esse foi o menor índice desde 2019, quando foram registrados, no total, 1937 boletins desta natureza. Lívia Pini quer dar continuidade nas investigações, principalmente com foco nas quadrilhas especializadas em roubo e desmanche de veículos.
“A investigação tem que ser focada nesse pessoal, muitas vezes com desmanche envolvido e gente que faz a receptação desses veículos também”, afirmou a delegada.
Se em 2019 acontecia praticamente um roubo de veículo por dia, no ano passado essa proporção foi de um roubo para cada quatro dias. A nova delegada do setor também destaca o alto índice de recuperação dos veículos e entrega aos donos.
“Sempre que o veículo é recuperado, a orientação é já no plantão fazer essa entrega para a vítima. A nossa intenção é sempre fazer essa entrega imediata”, explicou Pini.