Policial

Monitor de colégio militar é afastado após dar “gravata” em aluno em Rolândia

06 jul 2022 às 11:34

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) informou que afastou preventivamente o monitor do colégio cívico-militar Vila Nueva, em Rolândia, que foi filmado imobilizando um aluno com uma gravata pelo pescoço na última segunda-feira (4).


A decisão foi tomada após a primeira fase de investigação do caso, em que o monitor e o aluno foram ouvidos pelo Núcleo Regional de Educação de Londrina, pela direção da escola e pelo Conselho Tutelar.


O vídeo do celular de um aluno que filmou a ação do monitor militar repercutiu nas redes sociais e grupos de mensagens na terça-feira (5). A justificativa seria que o monitor usou da força física após uma briga envolvendo dois alunos por causa de uma blusa.


Segundo a secretaria estadual, a partir de agora, a investigação entra na segunda fase, com o objetivo de levantar mais evidências sobre o caso e chegar a uma decisão. Essa etapa será conduzida pela assessoria técnico-jurídica da Seed e pela coordenação dos colégios cívico-militares.


“Independentemente do resultado das investigações, a Seed reforça que a violência, em suas diversas formas, não é tolerada nos colégios, não importa quem a pratique. Nesta linha, a pasta atua em coibir e prevenir. Na primeira, prioriza esse tipo de caso nos seus processos de apuração internos e afasta preventivamente as pessoas envolvidas. Na segunda, conta com um serviço de atendimento psicológico para professores e funcionários. Nenhuma pessoa, seja professor, aluno ou funcionário, pode ter sua dignidade e integridade feridas nos colégios públicos do Paraná. Todos e todas merecem respeito”, afirma a nota da Seed.