Uma mulher perdeu mais de R$30 mil em dinheiro e jóias ao cair no golpe do falso sequestro nesta quinta-feira (11), em Londrina. Um homem ligou para a vítima alegando estar com uma parente e exigiu o dinheiro para o resgate.
Segundo a mulher, aos fundos, uma pessoa gritava 'mãe, fui sequestrada'. O falso sequestrador exigiu que a vítima levasse a quantia até um terceiro em um local na zona leste da cidade. Desesperada, a mulher seguiu a ordem.
Segundo o delegado de Estelionato, Edgard Soriani, na semana passada outra pessoa caiu no mesmo golpe e perdeu mais de R$20 mil. Soriani explicou que os criminosos estão criando uma roupagem diferente ao golpe.
"Ligam na residência da vítima e pedem os bens. A própria vítima, no desespero, acaba passando informações e complementando a história. Depois, eles dizem que um rapaz vai buscar o valor do resgate. Ultimamente, estão usando motorista de aplicativos, que nada sabem da história, para buscar as quantias”, disse o telegado.
No caso registrado na semana passada, foi solicitado à vítima que deixasse um envelope com o dinheiro próximo a roda de um veículo e um terceiro passou para pegar.
O delegado alerta sobre como proceder perante uma ligação que informa um sequestro. “As pessoas devem manter a calma, perguntar ‘como que é meu filho? Deixa eu falar com ele?’ Elas podem pedir os dados da conta bancária do interlocutor porque aí a gente vai tentar responsabilizar essa pessoa que receberia esse valor", orientou.
Se a situação se prolongar e realmente houver a suspeita de sequestro, o delegado orienta a todos que procurem imediatamente a Delegacia. "Quem vai resolver é a polícia. Não se paga sequestro, isso é golpe”, completou.