Policial

Onda de furtos amedronta donos de bares e restaurantes da Rua Paranaguá

25 jan 2023 às 12:47

Uma onda de furtos registrados na Rua Paranaguá, no centro de Londrina, está amedrontando comerciantes, especialmente donos de bares e restaurantes. Os criminosos têm levado a fiação elétrica e deixado um rastro de destruição pelos estabelecimentos.


A dona de um restaurante que foi invadido na madrugada de segunda (23) para terça-feira (24) está tentando reabrir o comércio. Ela contou que só de mão de obra, vai gastar R$ 6 mil. O ladrão levou toda a fiação elétrica e desde então, o local está sem energia e sem internet.


Esse mesmo homem invadiu outros dois estabelecimentos antes de ser preso. O dono de um dos bares alvo da ação disse que precisou reforçar a segurança na entrada. Imagens de câmeras de segurança mostram que o criminoso entrou e foi direto em direção ao caixa, destruindo tudo pelo caminho. Sem encontrar dinheiro, ele saiu levando uma bebida.

 

“É muita dor de cabeça para o comerciante. Eles danificam móveis, quebram copos e garrafas”, relatou o empresário João Varela.


Além disso, os estabelecimentos fechados estão se tornando mocós e esconderijo, apontam os empresários. Um bar que funcionava na esquina da Rua Paranaguá com a Rua Espírito Santo fechou em outubro e teve a fiação e grades roubadas. Agora há muito lixo e mal cheiro no local, um transtorno pra vizinhança.


“Se tem imóveis comerciais vazios, o número de andarilhos acaba aumentando. A tendência é que pessoas se abriguem nesses imóveis e aproveitem a madrugada para cometerem furtos”, completou Varela.


Com o objetivo de tentar evitar esses problemas, os empresários da Rua Paranaguá e entorno estão formando uma associação. A ideia é unir forças com moradores, Prefeitura e forças de segurança para um convívio pacífico entre comércios e residências.