No início do ano que vem o Departamento Penitenciário do Paraná – Depen pretende flexibilizar as regras para visitas nos presídios do estado.
As visitas presenciais foram retomadas há dois meses, com uma série de regras, para famílias que estão cadastrados, com comprovação de duas doses de vacina. Ela são agendadas, às sextas, sábados e domingos e têm uma hora de duração.
Ainda não é permitida a entrega de alimentos. Essa inclusive é uma reivindicação de familiares. As visitas íntimas ainda não estão permitidas. Ainda não há informações detalhadas de quais medidas serão flexibilizadas.
“Foi feito um escalonamento e o retorno foi gradativo, principalmente, por conta da pandemia e por isso é preciso muito cuidado. Em fevereiro serão concedidos outros horários e permissões e assim, de forma gradativa, conforme a evolução da pandemia”, afirma o coordenador regional do Depen, Reginaldo Peixoto.
Em relação à cadeia pública de Londrina, as obras estão prontas, mas resta finalização na rede de esgoto por parte da Sanepar. A expectativa é de que os serviços sejam concluídos antes do Natal.
"A fase de construção foi finalizada. O órgão responsável fez a vistoria e estamos aguardando o laudo final da entrega. A rede de esgoto teve atraso em virtude do terreno ser rochoso, mas a Sanepar está acompanhando de perto e acredito que até o Natal a unidade estará em plena condição de uso", explica Peixoto.