Nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), a Guarda Municipal de Londrina atendeu dois chamados referentes a homens que estavam descumprindo Medidas Protetivas de Urgência, concedidas pela Justiça, às mulheres vítimas de violência doméstica. A primeira mulher acionou a GM por meio do aplicativo de celular (153 Cidadão) e a outra telefonou para a Central da GM, no Disque 153. Com a atuação da GM foi possível prevenir dois possíveis novos casos de violência contra as mulheres.
A primeira ocorrência foi na quinta-feira (17) e tratou-se de um caso em que a vítima, residente da zona sul, informou aos guardas municipais que seu ex-marido e agressor, estava no quintal de sua residência. Imediatamente, uma viatura da Patrulha Maria da Penha foi até o endereço e encontrou o homem no local. Os guardas municipais, então, abordaram o cidadão e deram voz de prisão devido ao descumprimento da medida protetiva de urgência. Esta medida é um mecanismo legal que visa proteger a integridade e a vida de mulheres que estão em situação de risco por terem sido vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.
O segundo caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (18), quando uma mulher, residente da região leste, informou à GM que seu neto e ex-agressor estava tentando entrar em sua residência. A avó tem a medida protetiva de urgência contra seu neto, conforme verificaram os guardas municipais da Patrulha Maria da Penha. Como o agressor descumpriu a ordem judicial e não se manteve afastado da vítima, quando os agentes da GM chegaram ao local e presenciaram o flagrante, eles deram voz de prisão e o encaminharam para a Delegacia da Polícia Civil.
Além desses chamados, na quinta-feira (17), às 12h, a Central de Emergência da GM também recebeu uma denúncia de furto do veículo. O carro era de uma servidora de uma Escola Municipal que fica na Vila Recreio. A equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), da Guarda Municipal, realizou uma ronda ostensiva pelas imediações do local e, em poucos minutos, conseguiu encontrar o veículo. Ele estava abandonado em uma rua do Jardim Paulista, que fica próximo à unidade escolar. O automóvel foi encaminhado para delegacia de plantão, onde as medidas cabíveis foram tomadas.
Aplicativo 153 cidadão – A Guarda Municipal de Londrina atende as ligações recebidas pela central telefônica 153 diariamente, 24 horas. A instituição disponibiliza também o aplicativo 153 Cidadão, para facilitar o registro de ocorrências. A ferramenta está disponível para todos os celulares com sistemas Android e iOS.