Policial

PEL III é inaugurada em Londrina e vai abrigar 752 presos

23 fev 2022 às 17:29

A Penitenciária Estadual de Londrina III foi finalmente inaugurada nesta quarta-feira (23) na Rodovia João Alves da Rocha Loures, na zona sul da cidade, ao lado da PEL II. A unidade vai abrigar 752 presos condenados de diversas cidades da região. As transferências começam em dez dias.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades. As obras começaram em 2019 e a entrega era prevista para maio do ano passado. Após atrasos, custaram R$ 18 milhões com recursos dos governos federal e estadual. A cadeia contará com bastante tecnologia.

"Vamos ter 112 câmeras instaladas. As novas cadeias públicas do Estado virão com essa tecnologia. Recebi todo o mapeamento e a Secretaria já está criando a licitação para entregar esse material e mais breve possível instala-los", afirma o secretário de Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares. 

Os ambientes já estão preparadas para receber os detentos com uniformes, produtos de higiene e colchões.  São 3 blocos divididos em galerias com 8 camas por cela. Cada uma conta com privada, pia e chuveiro. 

"A própria linha de execução penal diz que o preso condenado tem alguns direitos, entre eles, cultos religiosos e nós vamos colocar professores para fazer um trabalho que o departamento cobra muito essa questão. Para trabalhos vamos procurar parceiros como na PEL II, que no último ano colocamos aproximadamente 500 pessoas para trabalhar. É uma unidade completa que possibilita aos advogados atenderem de forma digna o cliente, com setor de saúde e várias salas técnicas", ressalta o coordenador regional, Reginaldo Peixoto. 

A inauguração marca uma nova história na segurança pública de Londrina e região. As celas devem ser ocupadas rapidamente com a esperança de desafogar o sistema prisional. Aproximadamente 150 policiais penais atuarão na PEL III.