Começou nesta terça-feira (2), o curso de formação de novos soldados da Polícia Militar que vão atuar na região de Londrina. O treinamento terá duração de 10 meses e vai cobrir 50 disciplinas teóricas e práticas. Os alunos devem começar a ir para as ruas a partir de dezembro.
Em Londrina, são 51 alunos em formação na escola de soldados do 5º BPM e 26 no 30º BPM. No primeiro dia do curso, eles participaram de um ato de solidariedade e doaram sangue no hemocentro do Hospital Universitário (HU).
Para chegar neste estágio, eles já passaram pela prova teórica, física, psicológica e exames médicos. O concurso da PM do Paraná atraiu candidatos de todo o país. Francisco Tavares veio do acre e está entre os novos alunos.
“Eu passei oito anos no Exército Brasileiro e espero colocar em prática tudo aquilo que eu aprendi de bom durante esse tempo e aprender ainda mais aqui”, disse.
O público feminino ganhou destaque na turma de formação na cidade. Quase 40% dos alunos são mulheres. A Ananda tem 26 anos, mora em Cambé e trabalhar na PM era um sonho antigo. “Eu gosto muito do jeito que eles trabalham, da disciplina, do foco, da prestação de serviço à comunidade”, comentou a aluna.
Após esta fase, os alunos serão promovidos a soldados de primeira classe. “Terminando toda essa carga horária, eles participam de uma formatura, onde serão promovidos”, explicou o instrutor tenente Cleverson Bernardi.