Além de outras apreensões menores, destacam-se duas apreensões de vulto realizadas nos últimos dias. No primeiro caso, em 08/07/2022 a PRF apreendeu em Santa Tereza do Oeste, aproximadamente 580 Kg de maconha em uma carreta com placas paraguaias.
A droga estava acondicionada em caixas de papelão e o motorista, de origem estrangeira, foi preso em flagrante. No segundo caso, em 28/07, a Polícia Federal em fiscalização em transportadoras no bairro Parque São Paulo em Cascavel, localizou aproximadamente 281 Kg de maconha, embalados em caixas de papelão e que seriam despachados como se fossem produtos lícitos, inclusive com nota fiscal.
A posição estratégica da região oeste do Estado do Paraná, com municípios fronteiriços ao Paraguai e Argentina, coloca o estado em destaque nas ocorrências de crimes de contrabando/descaminho e tráfico de drogas.
Segundo a PF, o maior volume de apreensões de mercadorias e drogas tem sido realizado nos trabalhos de fiscalização em veículos de carga, transportadoras e entrepostos de cargas, uma vez que a diversidade da malha viária do estado favorece o transporte de mercadorias ilícitas pelas rodovias.