Policial

Polícia Federal realiza ações para conscientização em semana sobre drogas

24 jun 2023 às 15:52

A Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, que começa neste domingo (25), será marcada por ações da Polícia Federal (PF), durante toda a semana, a níveis municipal e nacional.


Uma lei, promulgada em 2006, tornou o Governo Federal responsável por reduzir a oferta de entorpecentes no país e, então, o objetivo desta semana que ocorre deste 2019.


O plano nacional, atualizado em 2022, é válido até 2027 e a PF é um dos órgãos atuantes.


Segundo Kandy Takahashi, chefe da delegacia da PF em Londrina “o trabalho é de conscientização tanto da importância da repressão quanto da prevenção, para que as pessoas evitem a entrada neste mundo das drogas”.


Entre as partes repressiva e preventiva, Kandy explica que “a PF atua nas duas frentes: fazendo apreensões, com órgãos parceiros, realizando o controle de produtos químicos e descapitalizando os criminosos, atingindo as organizações do tráfico, impedindo o fortalecimento das mesmas, respectivamente” esclarece.


Sobre a estruturação das ações, Takahashi explica que, periodicamente, a PF realiza levantamentos e análises de resultados, para, daí, propor novas diretrizes.


Em Londrina, Kandy diz que a PF promoverá ações que não apenas a divulgação nas mídias.

“Nós realizaremos, na segunda-feira (26), uma incineração das drogas que temos em depósito; faremos, também, ao longo da semana, uma palestra de conscientização em uma reserva indígena aqui da cidade” adianta.


Perguntado sobre a ação dos criminosos, na região de Londrina, e a desarticulação de grandes esquemas de tráfico, Kandy conta que o trabalho de inteligência da PF, em parceria com a as Polícias Militar (PM) e Civil (PC), está sempre atento para coibir o tráfico de drogas.  


“Nós sabemos que a região de Londrina conta com extensa malha viária, vinda de regiões de fronteira, como a do Paraguai e da Argentina, por exemplo, e a presença ostensiva dos diversos órgãos de fiscalização e abordagem, apreendem grande quantidade de drogas” finaliza.