A presença ostensiva da Polícia Militar foi maciça em Londrina por conta dos atos públicos desta terça-feira (7), Dia da Independência. A autuação preventiva foi para garantir o direito de manifestações que tomaram as ruas das principais do município.
Ao longo do dia, os atos ocorreram de maneira pacífica. Em várias locais, as equipes policiais prosseguem nas ruas acompanhando a dispersão do público, ou os atos onde eles ainda estão acontecendo.
De acordo com o tenente-coronel da PM, Nelson Villa, o foco da atuação foi justamente a prevenção de crimes e evitar confrontos. Ele explica que a instituição fez um planejamento específico para este dia, visando o bem-estar de todos. “Um dia de festa à democracia, em que tivemos espaço para que grupos com ideias antagônicas pudessem exercitar a livre manifestação de pensamento sem que houvesse confronto. Os diretos constitucionais foram exercidos em sua integridade e a PM é um órgão garantidor disso”, afirmou.
As informações preliminares apontam que nos atos públicos que ocorreram ao longo do dia aconteceram de maneira pacífica. Segundo o tenente-coronel, a única ocorrência foi o da prisão de cinco manifestantes no ato contra o governo Bolsonaro e estavam em posse de maconha, pedaços de pau e spray de tinta. "Uma equipe enquanto fazia patrulhamento visualizou quando pessoas tentaram dispensar objetos e ao realizar abordagem encontrou maconha, pedaços de pau e spray para pichar patrimônio público e privado”, disse.