Policial

Polícia Militar registra apenas duas ocorrências durante segundo turno em Londrina

30 out 2022 às 17:52

A Polícia Militar realizou um balanço sobre a segurança durante a votação para o segundo turno de Presidente da República, neste domingo (30), em Londrina. Apenas duas ocorrências foram registradas de mesários que fotografaram a urna eleitoral e foram encaminhados para as devidas providências.


“Tivemos apenas dois episódios em que dois indivíduos em seções distintas que funcionavam como mesários fotografaram a urna e não poderiam ter feito isso. E eles foram encaminhados para a realização do termo circunstancial de infração penal por orientação do próprio tribunal”, explicou o tenente-coronel Nelson Villa.


De acordo com Villa, a Polícia Militar esteve presente em todas as seções eleitorais de Londrina e Tamarana com o apoio da Guarda Municipal nos colégios municipais. “Acreditamos que mais importante ainda do que a presença policial, a consciência do cidadão londrinense, a sua maturidade política que cada eleição que passa demonstra ser maior, tenha sido o fator a evitar que situações graves pudessem acontecer. Agora, é claro que a presença policial possui um efeito inibitório para os que pretendem violar a legislação e, nesse caso específico da atuação militar, atingiu seu objetivo”, disse.


Em relação a possíveis intercorrências durante comemorações após o resultado das eleições, Villa acredita que não haverá grandes tumultos. “Ganhe um ou ganhe outro, a Polícia Militar acredita na consciência da população, ela não parte da premissa de que desordem serão praticadas, ao contrário. Então o policiamento regular estará fazendo acompanhamento à distância, mas presente, das festividades. Caso haja alguma exorbitância, a Polícia Militar tem tropas preparadas e prontas para intervir. Mas não acredito, a exemplo do que aconteceu nos demais pleitos, que isso será necessário”, explicou.