Policial

Região tem nova cobertura da PM com criação de 30º BPM e 11ª CIPM

21 abr 2022 às 19:31

A criação do 30º Batalhão da Polícia Militar de Londrina, oficializado nesta semana pelo Governo do Estado, trouxe mudanças no atendimento da PM à população da região. 

O 30º Batalhão assumiu o patrulhamento de Ibiporã e Jataizinho, cidades que antes eram de responsabilidade do 5º Batalhão e ainda vai cuidar dos municípios de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio, Sertanópolis, zona norte e parte das zonas leste e oeste de Londrina. Essas áreas eram antes responsabilidade da 4ª Companhia Independente, que foi extinta com a criação da nova unidade policial.

Segundo a PM, mais de 300 mil pessoas serão atendidas nesses locais. “A responsabilidade aumenta e o trabalho continua. Já estamos indo às cidades para conhecer os policiais e demandas para dar continuidade àquilo que era importante para a comunidade. Vamos implantar o conceito de policiamento por proximidade em Ibiporã e Jataizinho também”, disse o comandante do 30º BPM, Major Marcos Tordoro.

Londrina passou a ser a única cidade do interior do Paraná com dois batalhões. A nova sede será construída na avenida Saul Elkind, em um terreno que tem mais de 6 mil metros quadrados. O Governo do Estado garantiu que tem recursos para a construção, mas ainda não divulgou a previsão de início das obras.

Outra novidade na segurança pública da região foi a criação da 11ª Companhia Independente de Cambé. Com isso, o policiamento ostensivo na cidade que tem pouco mais de 100 mil habitantes deixou de ser realizado pelo 5º Batalhão e passou a ter gestão própria.

“Claro que no começo a estrutura é pequena, mas como tempo vai se transformando, se fortalecendo, como aconteceu na criação da 4ª Companhia Independente. Isso é um prenuncio de que o policiamento de forma fracionada e com comandos autônomos consigam transformar o aspecto da segurança publica dessa cidade”, comentou o tenente coronel Nelson Villa, comandante do 5º BPM.

Após as mudanças, O 5º Batalhão, que tem sede na marginal da PR-445, continuou responsável pela segurança de Tamarana e das regiões central, sul e maior parte da zonas leste e oeste de Londrina.