Na noite desta quinta-feira (14), uma tragédia parou o Distrito de São Luiz, localizado ao sul da cidade de Londrina.
Uma Kombi atropelou cinco crianças que estavam voltando da escola. Três morreram ainda no local, duas irmãs, uma de 11 e outra de 6 anos de idade, e um menino de 7 anos. O irmão gêmeo dele foi encaminhado em estado grave para o Hospital Universitário de Londrina. Uma adolescente de 15 anos, que também foi atropelada, não sofreu ferimentos graves.
"Elas utilizavam esse trajeto pra voltar da escola, eles são como parentes. Eles vinham com os irmãozinhos e aguardavam os pais ali no sítio ao lado, onde foi a tragédia", contou Olga Maria Rocha Ribeiro, diretora da Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, onde a adolescente estuda.
Ambulâncias do SIATE e SAMU estiveram no local prestando o socorro necessário. Viaturas da Polícia Militar (PM) também prestaram apoio e isolaram o local, por conta da grande comoção que a situação gerou.
“É uma coisa que não dá pra acreditar. Fechamos toda a unidade e fomos pra casa. Quando eu fiquei sabendo, a nossa coordenadora falou: ‘desce lá porque aconteceu um acidente com os nossos alunos’. Na hora eu nem acreditei no que eu estava ouvindo, que tantas crianças foram atropeladas ao mesmo tempo. Estamos sentindo um baque, eu nem sei o que te dizer”, relatou Edna Maria da Cunha Fonseca, diretora do CMEI João Rampazzo.
A mãe de uma das crianças, que não resistiu aos ferimentos, chegou no local e ao receber a notícia entrou em desesperou e desmaiou. Ela também recebeu atendimento médico.
Segundo a PM, o motorista da Kombi, um homem de 73 anos, morador de Londrina, está detido. Ele seguia sentido Guaravera para São Luiz e estava vendendo produtos de limpeza na região.
“Ele relata que, preliminarmente, o sol atrapalhou [a visão] quando ele vinha conduzindo a sua Kombi. Ele se perdeu por conta do sol, tinha lama ao lado da pista, no lado direito, e as crianças vinham sentido contrário. Essa história nós colhemos no local, segundo versões do condutor e de uma testemunha. Tudo isso ainda vai ser apurado pela perícia”, disse o Tenente Marcos Tordoro do 5º Batalhão de Polícia Militar.
Foi feito o teste do bafômetro no motorista, que não apontou nenhum índice alcoólico no organismo do homem. Ele foi encaminhado para Delegacia de Flagrantes para ser autuado.
Por volta das 19h30, o Instituto Médico Legal de Londrina (IML) chegou no local para recolher os corpos. A Polícia Científica também prestou os serviços de criminalística.
As aulas no CMEI João Rampazzo e na Escola Municipal Francisco Aquino Toledo estão suspensas nesta sexta-feira (15) em luto pela tragédia.