Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

AGU dá 72 horas para Meta explicar fim da checagem de informações

Advocacia-Geral da União pede esclarecimentos sobre quais serão as medidas adotadas para proteção dos direitos fundamentais; notificação extrajudicial acontece após Lula se reunir com ministros
10 jan 2025 às 19:04
Por: Band
Foto: Freepik

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou a Meta, dona do Instagram, Facebook, Threads e WhatApp, e deu prazo de 72 horas para que a empresa informe quais medidas adotará para proteção dos direitos fundamentais, com respeito à legislação e à Constituição brasileira.  


A formalização da notificação extrajudicial acontece após reunião entre membros do governo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar sobre a decisão da Meta de  de encerrar a checagem de fatos em suas plataformas.  


No documento, a AGU diz que manifestações em plataformas digitais "não podem ser realizadas para gerar desinformação sobre políticas públicas nem minar a legitimidade das instituições democráticas, nem causar pânico na população, porquanto tal atuar causa prejuízos concretos ao funcionamento eficiente do Estado Democrático de Direito."


A mudança nesta política da empresa foi anunciada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerber, nesta terça-feira (7). Na prática, a decisão coloca fim na moderação de conteúdo, com o encerramento do programa de checagem de fatos e o relaxamento nos filtros de inteligência artificial.  


No lugar da checagem de fatos, a empresa adotará o método de Notas de Comunidade, no qual os próprios usuários serão responsáveis por denunciar conteúdos considerados nocivos. A mesma política foi adotada pelo dono do X, antigo Twitter, Elon Musk.  

Outras notícias

Gilmar Mendes ironiza cancelamento de visto dos EUA

Malafaia critica Ciro Nogueira por não assinar impeachment de Moraes: 'Traidor'

Lula sobre ligar para Trump: 'Um presidente não pode ficar se humilhando para outro'


A AGU pede que a empresa de Zuckerberg informe quais medidas serão adotadas, além das notas de comunidade, para combater a disseminação de violência de gênero, racismo, homofobia, transfobia entre outros crimes que podem ser praticados no ambiente digital.  


"Importa destacar, sobretudo, quais providências que vêm sendo e que serão adotadas a respeito do dever de cuidado com relação à coibição de violência de gênero, proteção contra crianças e adolescentes, prevenção contra racismo, homofobia e transfobia, prevenção contra suicídio, óbices a discurso de ódio, dentre outros temas de direitos fundamentais", diz trecho do documento.  


A AGU requer ainda que seja esclarecido se haverá divulgação de relatório de transparência sobre a checagem de desinformação realizada por notas da comunidade e "sobre quem tem sido colaborador mais comum (se os colaboradores pertencem a esferas diversas e eventualmente divergentes), qual porcentagem de participação cidadã, sobre as contradições eventualmente existentes entre notas da comunidades divergentes, dentre outras informações que demonstrem os resultados das notas da comunidade para verificação da sociedade em geral sobre sua eventual eficácia."

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Governo lança programa de acolhimento a repatriados e deportados

Política
Imagem de destaque

Assembleia suspende prerrogativas parlamentares de Renato Freitas por 30 dias

Política

Alcolumbre e Motta pedem diálogo e respeito após ocupação de plenários

Política

Combate à fome precisa de sensibilidade e política de Estado, diz Lula

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem acusado de matar esposa é linchado e queimado dentro de delegacia

Brasil e mundo
Brasil

Vídeo mostra homem em situação de rua chorando antes de ser fuzilado por PMs

Cidade
Londrina e região

Van de Secretaria de Saúde bate em caminhão com madeira em Ibiporã; pacientes ficam feridos

Cidade
Londrina e região

Mulher e criança ficam gravemente feridas em acidente na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Militar encontra caminhonete furtada desmanchada em ferro velho de Londrina

Podcasts

Podcast Linha de Frente | EP 6 | Conheça a Ponto Track | João Nunes e Diogo Zachi

Podcast Café com Edu Granado | EP 24 | A Volta dos Campeões | Cowboys da Canoagem

Podcast Falando de Gestão | EP 22 | Oportunidades Que Transformam Vidas | CIEE

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.