Todos os locais
Todos os locais
Política
Brasil

AGU dá 72 horas para Meta explicar fim da checagem de informações

Advocacia-Geral da União pede esclarecimentos sobre quais serão as medidas adotadas para proteção dos direitos fundamentais; notificação extrajudicial acontece após Lula se reunir com ministros
10 jan 2025 às 19:04
Por: Band
- Foto: Freepik

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou a Meta, dona do Instagram, Facebook, Threads e WhatApp, e deu prazo de 72 horas para que a empresa informe quais medidas adotará para proteção dos direitos fundamentais, com respeito à legislação e à Constituição brasileira.  


A formalização da notificação extrajudicial acontece após reunião entre membros do governo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar sobre a decisão da Meta de  de encerrar a checagem de fatos em suas plataformas.  


No documento, a AGU diz que manifestações em plataformas digitais "não podem ser realizadas para gerar desinformação sobre políticas públicas nem minar a legitimidade das instituições democráticas, nem causar pânico na população, porquanto tal atuar causa prejuízos concretos ao funcionamento eficiente do Estado Democrático de Direito."


A mudança nesta política da empresa foi anunciada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerber, nesta terça-feira (7). Na prática, a decisão coloca fim na moderação de conteúdo, com o encerramento do programa de checagem de fatos e o relaxamento nos filtros de inteligência artificial.  


No lugar da checagem de fatos, a empresa adotará o método de Notas de Comunidade, no qual os próprios usuários serão responsáveis por denunciar conteúdos considerados nocivos. A mesma política foi adotada pelo dono do X, antigo Twitter, Elon Musk.  

Outras notícias

Renegociação de dívidas dos estados é sancionada

Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura

Defesa de Bolsonaro pede novamente liberação de passaporte para posse de Trump


A AGU pede que a empresa de Zuckerberg informe quais medidas serão adotadas, além das notas de comunidade, para combater a disseminação de violência de gênero, racismo, homofobia, transfobia entre outros crimes que podem ser praticados no ambiente digital.  


"Importa destacar, sobretudo, quais providências que vêm sendo e que serão adotadas a respeito do dever de cuidado com relação à coibição de violência de gênero, proteção contra crianças e adolescentes, prevenção contra racismo, homofobia e transfobia, prevenção contra suicídio, óbices a discurso de ódio, dentre outros temas de direitos fundamentais", diz trecho do documento.  


A AGU requer ainda que seja esclarecido se haverá divulgação de relatório de transparência sobre a checagem de desinformação realizada por notas da comunidade e "sobre quem tem sido colaborador mais comum (se os colaboradores pertencem a esferas diversas e eventualmente divergentes), qual porcentagem de participação cidadã, sobre as contradições eventualmente existentes entre notas da comunidades divergentes, dentre outras informações que demonstrem os resultados das notas da comunidade para verificação da sociedade em geral sobre sua eventual eficácia."

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Sidônio diz que extremismo distorce conceito de liberdade de expressão

Política
Imagem de destaque

Morre Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara, Arthur Lira

Política

Meta responde AGU e governo discute ações sobre Facebook e Instagram

Política

Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Idoso de Ibiporã desaparecido é encontrado morto em mata de São Jerônimo da Serra

Cidade
Londrina e região

MP pede explicações à Prefeitura de Londrina sobre operação que fiscaliza andarilhos

Cidade
Cascavel e região

Jovem morta com tiro na cabeça é identificada como Aline de Melo Canhet

Cidade
Londrina e região

ExpoLondrina 2025 divulga primeiros shows e inicia venda de ingressos; veja valores

Cidade
Londrina e região

Inmet divulga alerta de temporal para Londrina e outras cidades do Paraná

Podcasts

INVESTIMENTO

Podcast - FILL - EP23 - Felipe Gondin 07-12-24

ESPORTE

Podcast - FILL - EP22 - Ricardo Cavallini 07-12-24

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP21 - Tatiana Fiuzza 07-12-24

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.