Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

AGU dá 72 horas para Meta explicar fim da checagem de informações

Advocacia-Geral da União pede esclarecimentos sobre quais serão as medidas adotadas para proteção dos direitos fundamentais; notificação extrajudicial acontece após Lula se reunir com ministros
10 jan 2025 às 19:04
Por: Band
Foto: Freepik

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou a Meta, dona do Instagram, Facebook, Threads e WhatApp, e deu prazo de 72 horas para que a empresa informe quais medidas adotará para proteção dos direitos fundamentais, com respeito à legislação e à Constituição brasileira.  


A formalização da notificação extrajudicial acontece após reunião entre membros do governo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar sobre a decisão da Meta de  de encerrar a checagem de fatos em suas plataformas.  


No documento, a AGU diz que manifestações em plataformas digitais "não podem ser realizadas para gerar desinformação sobre políticas públicas nem minar a legitimidade das instituições democráticas, nem causar pânico na população, porquanto tal atuar causa prejuízos concretos ao funcionamento eficiente do Estado Democrático de Direito."


A mudança nesta política da empresa foi anunciada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerber, nesta terça-feira (7). Na prática, a decisão coloca fim na moderação de conteúdo, com o encerramento do programa de checagem de fatos e o relaxamento nos filtros de inteligência artificial.  


No lugar da checagem de fatos, a empresa adotará o método de Notas de Comunidade, no qual os próprios usuários serão responsáveis por denunciar conteúdos considerados nocivos. A mesma política foi adotada pelo dono do X, antigo Twitter, Elon Musk.  

Outras notícias

Trump diz que Brasil "não tem sido bom" com os EUA e promete aumento de tarifas

Câmara aprova projeto que cria Estratégia Nacional de Saúde

'Se chegar às 10h, será promulgado às 10h01', diz Alcolumbre sobre PL de aumento de deputados


A AGU pede que a empresa de Zuckerberg informe quais medidas serão adotadas, além das notas de comunidade, para combater a disseminação de violência de gênero, racismo, homofobia, transfobia entre outros crimes que podem ser praticados no ambiente digital.  


"Importa destacar, sobretudo, quais providências que vêm sendo e que serão adotadas a respeito do dever de cuidado com relação à coibição de violência de gênero, proteção contra crianças e adolescentes, prevenção contra racismo, homofobia e transfobia, prevenção contra suicídio, óbices a discurso de ódio, dentre outros temas de direitos fundamentais", diz trecho do documento.  


A AGU requer ainda que seja esclarecido se haverá divulgação de relatório de transparência sobre a checagem de desinformação realizada por notas da comunidade e "sobre quem tem sido colaborador mais comum (se os colaboradores pertencem a esferas diversas e eventualmente divergentes), qual porcentagem de participação cidadã, sobre as contradições eventualmente existentes entre notas da comunidades divergentes, dentre outras informações que demonstrem os resultados das notas da comunidade para verificação da sociedade em geral sobre sua eventual eficácia."

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

MEC e governo estadual anunciam apoio a escola que sofreu ataque no RS

Política
Imagem de destaque

Polícia prende suspeito de planejar sequestro do senador Sergio Moro

Política

Divergência política sobre IOF é própria da democracia, diz Lula

Política

Ministro dos Transportes da Rússia é encontrado morto após ser demitido por Putin

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem é preso por se masturbar durante consulta com dentista

Cidade
Cascavel e região

Após bilhete misterioso e nova pista, buscas por Alisson Padilha seguem em Cascavel

Cidade
Cascavel e região

Família de jovem desaparecido há 19 dias em Cascavel retoma buscas em milharal

Cidade
Londrina e região

Londrina investiga possível morte de bebê por meningite na cidade

Cidade
Londrina e região

Restaurante na Av. Maringá é alvo de criminosos e prejuízo gira em torno de R$ 20 mil

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 20 | Fé e Constância | Murilo Galindo

Podcast Falando de Gestão | EP 18 | Wagner Kronbauer

Podcast Pod Tah | EP 18 | Beleza e Bem-estar na Estética Avançada | Tati Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.