Política

Batalhão da zona norte: lideranças políticas se mobilizam pela aprovação

25 fev 2022 às 15:26

A transformação da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar em batalhão da zona norte de Londrina vai significar um reforço importante na segurança pública da região. A corporação vai atuar em cidades vizinhas e deve contar com incremento no efetivo e equipes especializadas, além da economia, já que hoje o prédio é alugado nas proximidades da avenida Carlos João Strass. Lideranças políticas se mobilizam para que isso aconteça, trazendo ainda mais segurança e efetivo para a cidade e outros municípios próximos.

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná garantiu que há recursos para a construção do Batalhão na zona norte. O impasse é por conta do terreno que ainda não foi definido pelo município. Além de abranger toda a região norte o Batalhão e as cidades de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis e Primeiro de Maio que já são atendidas, o batalhão também ficaria responsável por Ibiporã e Jataizinho.

Com essa obra, Londrina será a única cidade do interior do Paraná com mais de um batalhão. Atualmente só Curitiba tem dois batalhões. “Tão importante quanto a construção dessa sede é que o Batalhão vire realidade por meio de lei, que é o processo legal competente para isso”, disse o major Tordoro.

O endereço do novo batalhão ainda é um impasse. Um terreno na avenida Saul Elkind, no conjunto Vivi Xavier é o mais desejado, mas o Governo do Estado já havia anunciado a construção de um restaurante popular no local, que tem mais de 6.300 metros quadrados. A decisão final deve ser anunciada pelo prefeito Marcelo Belinati nos próximos dias.

A transformação depende da aprovação da Assembleia Legislativa. Segundo o vereador Giovanni Mattos, uma das lideranças políticas que se mobilizam para que seja aprovada, existem outras cidades na disputa. “Obviamente que temos deputados estaduais de todo o Estado e temos outras cidades na disputa, não é somente Londrina. Tem que passar para a Assembleia, justamente por ser lei e precisa passar por todas as comissões. Um dos municípios que está disputando é Assis Chateaubriand, por exemplo”, disse.

Ainda de acordo com o vereador, é interesse população de Londrina receber um batalhão, uma vez que se trata de mais segurança para a região. “Nós aprovamos indicações na Câmara apoiando isso, então fique nosso pedido e a nossa cobrança aos nossos deputados que lutem para trazermos para Londrina”, afirmou.