Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Lula sobre fraude no INSS: ‘Se tiver filho meu nisso, será investigado’

Presidente foi questionado sobre uma suposta ligação de Lulinha com o “Careca do INSS” durante o café da manhã com jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto
18 dez 2025 às 17:45
Por: Band
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que caso seu filho Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, esteja envolvido no esquema de fraudes em aposentadorias e pensões do INSS, ele será investigado. 


A declaração do presidente foi feita ao ser questionado sobre a suposta ligação de Lulinha com Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, durante o café da manhã com jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto. 


“Todas as pessoas que estiverem envolvidas, diretamente ou não, vão ser investigadas pela Polícia Federal. Muitas das coisas estão em segredo de Estado. Eu, sinceramente, já li a respeito alguma notícia e eu tenho dito para os meus ministros, tenho dito para as pessoas que participam da CPI, é importante que haja seriedade para que a gente possa investigar todas as pessoas que estão envolvidas, todas as pessoas, ninguém ficará livre”, disse Lula. 


“Se tiver filho meu metido nisso, ele será investigado. Se tiver meu pai que já morreu, não. Se tiver o Haddad, vai ser investigado *...). O que eu posso dizer para você é que naquilo que depender da presidência da República, tudo será feito para que a gente dê uma lição a esse país. Esse país tem condições de ser um país honesto”, acrescentou. 


O presidente destacou que a decisão de apurar esse fato foi do governo e explicou que demorou porque “a gente queria investigar com seriedade”. 


“Não é possível você admitir num país em que milhões de aposentados ganham um salário mínimo, você ter alguém tentando se apropriar, expropriar o dinheiro do aposentado com promessas falsas”.


Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, apareceu em depoimento de testemunha ligada ao Careca do INSS. Antônio atuava em nome de associações e entidades de servidores, intermediando a autorização dos descontos e recebia percentuais desses valores por meio de empresas de sua propriedade.

O irmão de Lula, José Ferreira da Silva, o Frei Chico, também é citado nas investigações. Ele é diretor vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Sindinapi, uma das entidades investigadas pelos desvios indevidos.

A Polícia Federal deflagrou uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga o esquema fraudulento no INSS. Entre os presos está Romeu Carvalho Antunes, filho do Careca do INSS. 

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Tebet fecha com Lula para disputar o Senado por São Paulo

Política
Imagem de destaque

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Política

CGU e PF investigam fraude envolvendo emendas Pix em cidade do Acre

Política

Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Antigas casas da Aeronáutica seguem abandonadas e viram alvo de fiscalização em Londrina

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Cidade
Londrina e região

Mulher mantida em cárcere privado em hotel por dois meses é resgatada em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Acidente entre carro e caminhões deixa um morto e quatro feridos na BR-369

Brasil e mundo
Mundo

Homem é preso após fazer “sexo” com aspirador de pó

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Podcast Arte do Sabor | EP 9 | A Importância do Azeite Para a Culinária Italiana

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.