Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Lula sobre fraude no INSS: ‘Se tiver filho meu nisso, será investigado’

Presidente foi questionado sobre uma suposta ligação de Lulinha com o “Careca do INSS” durante o café da manhã com jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto
18 dez 2025 às 17:45
Por: Band
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que caso seu filho Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, esteja envolvido no esquema de fraudes em aposentadorias e pensões do INSS, ele será investigado. 


A declaração do presidente foi feita ao ser questionado sobre a suposta ligação de Lulinha com Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, durante o café da manhã com jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto. 


“Todas as pessoas que estiverem envolvidas, diretamente ou não, vão ser investigadas pela Polícia Federal. Muitas das coisas estão em segredo de Estado. Eu, sinceramente, já li a respeito alguma notícia e eu tenho dito para os meus ministros, tenho dito para as pessoas que participam da CPI, é importante que haja seriedade para que a gente possa investigar todas as pessoas que estão envolvidas, todas as pessoas, ninguém ficará livre”, disse Lula. 


“Se tiver filho meu metido nisso, ele será investigado. Se tiver meu pai que já morreu, não. Se tiver o Haddad, vai ser investigado *...). O que eu posso dizer para você é que naquilo que depender da presidência da República, tudo será feito para que a gente dê uma lição a esse país. Esse país tem condições de ser um país honesto”, acrescentou. 


O presidente destacou que a decisão de apurar esse fato foi do governo e explicou que demorou porque “a gente queria investigar com seriedade”. 


“Não é possível você admitir num país em que milhões de aposentados ganham um salário mínimo, você ter alguém tentando se apropriar, expropriar o dinheiro do aposentado com promessas falsas”.


Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, apareceu em depoimento de testemunha ligada ao Careca do INSS. Antônio atuava em nome de associações e entidades de servidores, intermediando a autorização dos descontos e recebia percentuais desses valores por meio de empresas de sua propriedade.

O irmão de Lula, José Ferreira da Silva, o Frei Chico, também é citado nas investigações. Ele é diretor vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Sindinapi, uma das entidades investigadas pelos desvios indevidos.

A Polícia Federal deflagrou uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga o esquema fraudulento no INSS. Entre os presos está Romeu Carvalho Antunes, filho do Careca do INSS. 

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Herdeira de banqueiro mandou Careca do INSS 'sumir' com celulares

Política
Imagem de destaque

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Política

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Política

Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pai e filho são mortos a tiros após desentendimento com policial no norte do Paraná

Cidade
Londrina e região

Mulher fica inconsciente ao pular muro para fugir de agressores em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.