Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Bolsonaro recebe alta após 3 semanas internado: 'Tudo dentro do esperado'

Ex-presidente deve seguir em fase de recuperação em casa, por mais 4 semanas
04 mai 2025 às 15:04
Por: Band
Ex-presidente recebeu alta na manhã deste domingo – Imagem: Reprodução / BandNews

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta neste domingo (4), após 22 dias internado em decorrência de uma cirurgia de emergência no intestino, em 13 de de abril. Ao sair do hospital, o DF Star, em Brasília, um dos médicos responsáveis pela internação de Bolsonaro falou para a imprensa que ele deve continuar a recuperação em casa. 

"Segue fase de recuperação. Espero que ele siga as orientações de resguardo pelas próximas 3 a 4 semanas e vamos acreditar que daqui para a frente ele está em nova forma para enfrentar", afirmou o médico. Bolsonaro foi internado após fortes dores abdominais em 11 de abril, durante agenda no Rio Grande do Norte, e depois foi transferido para Brasília, onde passou por cirurgia para desobstruir o intestino.

Bolsonaro agora terá que fazer uma dieta pastosa, evitar aglomerações, porque isso pode ainda interferir na cirurgia feita no abdômen do ex-presidente. Por isso, a equipe médica recomendou que ele não participasse presencialmente da manifestação convocada em favor dos condenados pelos atos de 8 de janeiro, a “Marcha Pacífica da Anistia Humanitária”, na próxima quarta (7).


"Evitar pegar peso, fazer atividades físicas mais intensas. Ele pode receber uma ou outra visita, mas ainda de forma reservada. A orientação é que ele faça fisioterapia. A recomendação é que ele não participe presencialmente do ato", disse o médico. 

O risco para ter um novo quadro existe, mas a equipe médica afirma que tudo foi feito para minimizar o risco de novas aderências no intestino. Para a imprensa, Bolsonaro falou brevemente que a esposa, Michelle, irá ajudá-lo a seguir com as recomendações médicas e que deve ter contatos com a imprensa na semana. 


“Pessoal, o pouco que posso falar para vocês é que pretendo voltar a falar com a imprensa o mais rápido possível e na sexta-feira ou segunda-feira (12) com UOL e Folha de S.Paulo para falar sobre tudo, cartão de vacina, joias, golpe, porque tem coisas que é inacreditável que as narrativas sigam ainda. Precisamos botar um ponto final nisso tudo”, disse Bolsonaro. 


“Quero falar nesse programa com mais audiência e mostrar o porquê dessa maldade com essas pessoas que estão presas, algo está acontecendo”, disse Bolsonaro para a imprensa. 

Outras notícias

Trump diz que ações terrestres ocorrerão “muito em breve” na Venezuela

Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli

Defesa de Bolsonaro pede autorização para realizar exame na prisão

Entenda a cirurgia de Bolsonaro

A cirurgia de laparotomia exploradora visou liberar aderências intestinais e reconstruir sua parede abdominal, em consequência de complicações da facada que sofreu em 2018, em atentado durante a campanha presidencial. O procedimento durou 12 horas, envolvendo a retirada de aderências no intestino e a reconstrução da parede abdominal.


O ex-presidente sentia fortes dores na região do abdome desde 11 de abril, quando interrompeu um evento do PL no Rio Grande do Norte e precisou ser levado de helicóptero para Natal. Na noite de sábado, 12, foi transferido para Brasília em um avião com UTI aérea.


Segundo o cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Oswaldo Cruz Rodrigo Perez, a obstrução intestinal é uma complicação comum em pacientes que já passaram por diversas cirurgias abertas, como é o caso do ex-presidente. Hérnias, tumores e intoxicações também podem levar a esse quadro, conforme informações do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

CCJ do Senado aprova PEC que prevê fim da escala 6x1

Política
Imagem de destaque

Um dia após ser solto, Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj

Política

Câmara decide suspender Glauber Braga por 6 meses

Política

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.