O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), criticou a postura de Ciro Gomes (PDT), que, historicamente ligado à esquerda, tem se aliado a representantes da direita visando as eleições de 2026. Segundo as palavras do petista, o pedetista “escolheu ser aliado prioritário do bolsonarismo”.
A declaração foi feita em entrevista ao Canal Livre deste domingo (25) quando Elmano foi questionado sobre o afastamento de Ciro com o irmão, o senador Cid Gomes (PSB), por essas mudanças na orientação política.
"Do ponto de vista familiar, espero que os irmãos se entendam. Pelo que sei, eles têm buscado conversar. Politicamente, minha relação com Cid é muito boa, ele tem reafirmado que apoia nossa possível candidatura à reeleição. Eu o conheço há anos, ele tem muita palavra. Tenho a tranquilidade de que estamos e estaremos juntos”, disse o governador.
Em relação a Ciro, não temos como estar juntos. Ele resolveu ser aliado prioritário do bolsonarismo no Ceará.
"Ele fez isso na eleição de Fortaleza; no segundo turno, apoiou o candidato do bolsonarismo a prefeito [André Fernandes]. E acaba de anunciar apoio ao senador do Bolsonaro no Ceará [Alcides Fernandes] para talvez ter em troca o apoio do bolsonarismo a ele ou a quem ele apoie para o governo do estado. Lamento muito. A trajetória dele não merecia isso”, completou.
Participam do programa como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre, Andressa Guaraná e Thays Freitas. A apresentação é de Rodolfo Schneider. O Canal Livre vai ao ar às 20h na BandNews TV e, mais tarde, depois do Programa do João, na tela da Band.