As eleições municipais para definir novos prefeitos e vereadores estão chegando. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro, e o segundo para dia 29. O advogado Alexandre Gregório, que é membro da comissão eleitoral da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), participou do Jornal Tarobá 1ª Edição, e explicou todos os detalhes sobre o que acontece após as convenções.
Os partidos finalizaram as convenções e podem encaminhar as atas até está quinta-feira, para que a documentação seja enviada a Justiça Eleitoral para o registro de quem será candidato.
A Justiça eleitoral determinou que depois das convenções eleitorais, os partidos tem apenas 24 horas pra mudar, mas que podem ser feitas algumas alterações internas do partido, seguindo todas as normas.
A Campanha Eleitoral 2020 (referente ao primeiro turno) tem início no dia 27 de setembro, de acordo com o novo Calendário Eleitoral devido ao adiamento consequente da pandemia do Covid-19. Propagandas realizadas antes deste período constituem como propaganda eleitoral antecipada, estando sujeita à penalizações.
O período de propaganda em cadeia de rádio e televisão no 1º turno será a partir do dia 27 de agosto até o dia 12 de novembro (3 dias antes das eleições). Vale lembrar que esse espaço de rádio e TV são gratuitos.
Reportagem Ismael Elias