Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Ex-ministro Gilson Machado é preso pela Polícia Federal

Político ligado a Bolsonaro foi preso no Recife
14 jun 2025 às 11:08
Por: Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil

Policiais federais prenderam, na manhã desta sexta-feira (13), o ex-ministro do Turismo do governo de Jair Bolsonaro Gilson Machado. Ele é suspeito de participar de tentativa de emissão de um passaporte português para que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, deixasse o Brasil. Machado foi detido no Recife (PE) por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).


A Corte também autorizou os agentes federais a realizarem buscas e apreenderem documentos em endereços de Cid, em Brasília. Inicialmente, o STF tinha autorizado que Cid também fosse detido, mas revogou o mandado de prisão pouco antes de a PF cumpri-lo. Mesmo assim, o tenente-coronel foi conduzido à sede da Polícia Federal (PF), na capital federal, para prestar depoimento.


Em nota, a PF se limitou a confirmar o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, sem citar nomes. Também em nota, divulgada por sua assessoria, Machado negou envolvimento com qualquer ato ilegal. 


"Diante da decretação da minha prisão preventiva [...] venho a público reafirmar minha total inocência. Não cometi crime algum. Não matei, não roubei, não trafiquei drogas. O que fiz foi apenas pedir informações sobre a renovação do passaporte do meu pai, um senhor de 85 anos", afirmou o ex- ministro, garantindo nunca ter estado em nenhum consulado ou embaixada, no Brasil ou no exterior, tendo apenas trocado mensagens com funcionários diplomáticos sobre a situação de seu pai. 


"É só verificarem as ligações que fiz para o consulado e os áudios que enviei aos funcionários. Tudo o que fiz foi um gesto de cuidado com meu pai, nada além disso. A justiça divina tarda, mas não falha."

Outras notícias

Ministro dos Transportes da Rússia é encontrado morto após ser demitido por Putin

“Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja”, diz Lula após post de Trump

Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia


Já o Partido Liberal (PL), ao qual Machado é filiado, informou que está acompanhando “com atenção” as informações sobre a detenção do ex-ministro e que aguarda mais esclarecimentos sobre o caso.


Empresário e sócio-proprietário de uma pousada de luxo em um destino paradisíaco de Alagoas, a praia de São Miguel dos Milagres, Machado presidiu a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e chefiou o Ministério do Turismo durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019/2022). Entre 2022 e 2024, disputou as eleições para o Senado e para a prefeitura do Recife, mas não conseguiu se eleger.


Sanfoneiro de uma banda de forró que se apresenta profissionalmente, Machado ficou marcado por aparecer tocando seu instrumento durante as transmissões ao vivo que Bolsonaro promovia com membros da equipe de governo.


Na última terça-feira (10) a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao STF a abertura de inquérito para investigar Machado. Ainda de acordo com informações, a PF afirma ter indícios de que o ex-ministro atuou junto ao Consulado de Portugal no Recife para obter um passaporte português para que Cid deixasse o Brasil.


Consultada pela Agência Brasil, a assessoria da PGR informou que a investigação está em segredo de justiça e que, por isso, detalhes sobre o caso não estão sendo divulgados.


O filho do ex-ministro, Gilson Filho, também se manifestou a respeito da prisão do pai.


“Estou muito triste com isso. O meu pai é um exemplo para mim e me ensinou valores importantes como integridade e família. Nunca cometeu um crime em toda a sua vida. Honro esses ensinamentos e estarei junto dele e da minha mãe, apoiando meus pais neste momento.”

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Em recado aos EUA, Brics critica imposição de tarifas unilaterais

Política
Imagem de destaque

Lula lamenta mortos e desaparecidos nas enchentes no Texas

Política

Governo defende justiça tributária e não alta de imposto, diz ministro

Política

BC suspende três instituições do Pix após ataque cibernético

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Joalheria de shopping de Londrina é furtada e tem prejuízo de R$ 2 milhões

Brasil e mundo
Mundo

Homem é engolido inteiro por Píton de 8 metros

Brasil
Brasil

Apresentador de TV é morto com furadeira após discussão; suspeito segue foragido

Cidade
Londrina e região

Corpo em decomposição é encontrado dentro de empresa desativada em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Grave acidente deixa uma pessoa morta e duas gravemente feridas na BR-369

Podcasts

Podcast Negócios à parte | EP 13 | Dia a Dia de um Corretor de Imóveis | Rejany Albuquerque

Podcast Eleva+ Cast | EP 14 | Gestão Condominial | Euro Condomínios

Podcast PodGuest | EP 13 | Batalha de Drinks: O Novo Reality Show da Tarobá

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.