Integrante da "bancada jovem" da Câmara de Londrina, o vereador eleito Matheus Thum (PP), de 26 anos, se considera experiente.
Em sua participação na administração do prefeito Marcelo Belinati (PP), ele foi assessor executivo e chefe de gabinete interino, experiência que classifica como fundamental para ter angariado 3075 votos.
"Pude conhecer de fato como a Prefeitura funciona, as secretarias, os órgãos, os segmentos da cidade, as entidades, para buscar a solução para os problemas das pessoas", descreveu.
Ele admite, no entanto, que ocupar uma função no Legislativo pela primeira vez vai exigir aprendizado. "A função do vereador não é construir creche, não é dar cesta básica, não é fazer asfalto. É contribuir com a cidade, é fiscalizar as ações do Executivo".
Próximo de Belinati, Matheus acredita que ainda é cedo para saber se ocupará uma posição de líder do Executivo na Câmara ou até mesmo um cargo no primeiro escalão municipal.
Sem esconder a admiração pelo prefeito - de quem diz que é "fã" - garante que terá independência para cumprir a função constitucional de vigiar as ações da Prefeitura. Se precisar fiscalizar, vou sim, vou cobrar".