Política

Félix Mendonça é alvo de ação que investiga suspeita de desvios de emendas

13 jan 2026 às 12:09

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (13), uma nova fase da operação Overclean, que visa desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. A Band apurou que o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) é alvo da ação. 


Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na Bahia e no Distrito Federal.


A Suprema Corte determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicas.


Os investigados poderão responder pelos crimes de: 

  • organização criminosa;
  • corrupção ativa e passiva;
  • peculato;
  • fraude em licitações e contratos administrativos; e
  • lavagem de dinheiro.

A nova fase da operação Overclean, da Polícia Federal, conta com o apoio da Receita Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). 


Afastamento de prefeitos 

Em junho de 2026, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento de dois prefeitos da Bahia suspeitos de desvio de emendas parlamentares na quarta fase da Operação Overclean. 


Foram afastados cautelarmente de suas funções os prefeitos dos municípios baianos de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, e de Boquira, Alan Machado. 


Na época, o deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA) foi alvo de uma quebra de sigilo telefônico e buscas são realizadas em endereços ligados a um de seus assessores, Marcelo Chaves Gomes. Outro alvo de buscas é o ex-prefeito de Paratinga (BA), Marcel José Carneiro de Carvalho.