O recesso do Legislativo de Cascavel, iniciado dia 17 de julho, não diminuiu o ritmo de trabalho dos vereadores. Todos mantiveram gabinetes funcionando e assessorias trabalhando. Apenas as sessões ordinárias e reuniões das comissões especiais estão suspensas. Elas serão retomadas na próxima segunda(5).
O Portal Tarobá News apurou que o presidente Alécio Espínola (PSC), se empenha em encerrar polêmica levantada pelo colega Josué Souza (PTC), na votação do Refic 2019 , dias 15 e 16 do mês passado. Uma emenda reduzindo percentual de honorários dos advogados da prefeitura causou a confusão. O autor reclamou não ter sido chamado à reunião da Comissão de Redação e Justiça, da qual é membro ao lado de Jaime Vasatta (PODEMOS) e Rafael Brugnerotto (PSB), contrários à proposta. Os dois garantem que estiveram reunidos e houve o chamado formal ao terceiro componente, que não apareceu. O imbróglio foi apimentado pela pressão de procuradores do Município, sob liderança do presidente da OAB, Jurandir Parzianello.
Josué não se rendeu, mas viu a emenda ser derrubada em plenário, com o voto de desempate do próprio Alécio, que concordou com o argumento da inconstitucionalidade. O comunista Paulo Porto(PCdoB), escutou o derrotado falar em possível fraude e protocolou pedido de intervenção da Comissão de Ética e Decoro. A presidência da Mesa mantém conversações com os envolvidos, convencida de que houve desencontros, sem prejuízos legais à tramitação da matéria e dispensando a investigação formal. O assunto será encerrado e arquivado nos próximos dias. O Refic entrou em vigor nesta quinta-feira.