Política

G20 no Rio: Líderes mundiais tiram “foto de família” da cúpula; veja

18 nov 2024 às 19:12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da foto oficial da cúpula do G20 nesta segunda-feira, ao lado de líderes como Emmanuel Macron, presidente da França, e Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, que presidiu o grupo em 2023. O Brasil ocupa a presidência do G20 atualmente, enquanto a África do Sul, representada na foto por Cyril Ramaphosa, assumirá o comando em 2025. Outros líderes próximos a Lula incluíram Recep Tayyip Erdoğan, da Turquia, e Xi Jinping, da China.


A foto, que destaca o compromisso do G20 em enfrentar a fome e a pobreza, contou com a inscrição “Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza” no palanque. A iniciativa reúne 148 membros fundadores, incluindo 82 países, além de organizações internacionais. Lula, em discurso, destacou que essa aliança “nasceu no G20, mas será global”. A Argentina confirmou adesão à aliança, como afirmou o representante argentino, Federico Pinedo.


A ocasião marcou a volta da “foto de família”, que não era realizada desde as presidências da Índia e da Indonésia no bloco. No entanto, Joe Biden (EUA), Justin Trudeau (Canadá) e Giorgia Meloni (Itália) estiveram ausentes na foto. Biden e Trudeau estavam em reunião bilateral, enquanto Meloni chegou ao final do registro, sem detalhes sobre o motivo de seu atraso.