Política

Indicação de vereadora busca implementar "tratamento precoce" contra a Covid-19 em Londrina

23 abr 2021 às 10:28

Uma indicação da vereadora Jessicão (PP) para implementar o "tratamento precoce" contra a Covid-19 em Londrina foi aprovada pela Mesa da Câmara na última terça-feira (20).  

Segundo o documento protocolado pela parlamentar, deve caber aos médicos a prescrição de medicamentos como a ivermectina e hidroxicloroquina, com análise caso a caso e consentimento do paciente. As medicações não têm comprovação científica com eficácia contra a covid-19 e servem respectivamente no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas e a segunda, no tratamento contra a malária.

“O tratamento preventivo ou imediato, em momento nenhum afasta qualquer um dos demais cuidados, ou a vacinação. Mas a eles vem somar”, escreve a vereadora na indicação.

A vereadora apontou como exemplo cidades que instituíram o mesmo tratamento, como Búzios, no Rio de Janeiro, Porto Feliz e Sorocaba no interior de São Paulo, Porto Seguro na Bahia e Chapecó, em Santa Catarina. Segundo o documento apresentado, os municípios “obtiveram resultados positivos utilizando tratamentos que se somam a vacinação”.

Jessicão, na indicação, aponta ainda que esse tipo de tratamento seria “complementar e como tentativa de evitar a ocupação total dos leitos de UTI, uma vez que segundo diversos médicos, as medicações como a ivermectina, azitromicina, zinco vitamina D e C, tem por fim reduzir a carga viral ou aumentar a imunidade”. Nenhum estudo com os nomes dos médicos foi anexado ao pedido.

A indicação foi feita diretamente ao prefeito de Londrina, Marcelo Belinati que está no mesmo partido da vereadora, o PP.