Todos os locais
Todos os locais
Política

Justiça Eleitoral determina recontagem de votos dos vereadores de Londrina

31 dez 2020 às 09:22
Por: Da Redação

Uma decisão da Justiça Eleitoral determinou a recontagem dos votos dos vereadores de Londrina no dia 13 de janeiro. A determinação acontece após uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que julgou procedente uma ação anulatória proposta pelo candidato a vereador, José Giuliangeli Castro, conhecido como Zezinho Fisioterapeuta (PDT). 

Zezinho é deficiente visual há 27 anos e não complementou sua prestação de contas referentes as eleições após não compreender o teor de uma intimação. Ele teria direito a intimação diferenciada em braile, o que não aconteceu. O registro da candidatura dele foi indeferido pela falta do documento. O candidato entrou com recurso no TRE e com a decisão, o registro foi deferido. Ele recebeu 1.080 votos na urna que serão computados ao PDT Londrina. 

"A partir do momento que tem o registro de candidatura, os votos são incluídos e tidos como válidos. Tem uma recontagem porque esse partido, no caso o PDT, logicamente vai ter uma alteração podendo ter inclusive um vereador que assuma a cadeira no município de Londrina", explicou Miguel Aranega Garcia, procurador jurídico da Câmara de Vereadores. 

Possível mudança
Aranega Garcia explicou que ainda será feita a recontagem e não existe nenhuma decisão oficial até o momento. "A probabilidade é que exista a exclusão do partido MDB, que é o candidato Marinho, e o Roberto Fú, o mais votado do PDT, que vai angariar a vaga no lugar do MDB", projetou. 

O procurador ainda ressaltou que a tramitação necessita de uma diplomação e Marinho será empossado nesta quinta-feira (1º). "A Câmara Municipal de Londrina tem a prorrogativa de empossar o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores que estão eleitos. Recebemos do TRE a lista de quem são as pessoas que foram diplomadas e que têm direito de serem empossadas". 

Recontagem
O servidor público Maria Correa Faria Junior, conhecido como Marinho, foi sido eleito com 1.990 votos válidos. Ele é um dos novatos na nova legislatura. Com os votos conquistados por Zezinho, o PDT passou o MDB na soma de todos os candidatos e poderá garantir a cadeira pelo cociente eleitoral. Com isso, o vereador mais votado da legenda, Roberto Fú, poderá assumir o seu quinto mandato consecutivo na Casa. Ele recebeu 1.844 votos válidos. Assista! 

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Lula chama chefes de Poderes para discutir emergência climática

Política
Pablo Marçal

SP: Campanha de Pablo Marçal pedirá a cassação da candidatura de Datena

Política

Kamala Harris condena violência política após suposto atentado contra Trump

Política

Ministro do STF pede manifestação da PGR sobre caso Silvio Almeida

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Homem morto em Cascavel havia sido preso suspeito de liderar quadrilha de roubo a cargas

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado atropelado na Rodovia Carlos João Strass, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mulher é encontrada vagando após ser torturada, violentada e obrigada a cavar cova

Cidade
Cascavel e região

Três pessoas morrem em acidente na BR-369

Cidade
Brasil

Polícia Militar prende suspeitos de sequestro e estupro de mulher em Cambé

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.