Política

Justiça Eleitoral determina recontagem de votos dos vereadores de Londrina

31 dez 2020 às 09:22

Uma decisão da Justiça Eleitoral determinou a recontagem dos votos dos vereadores de Londrina no dia 13 de janeiro. A determinação acontece após uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que julgou procedente uma ação anulatória proposta pelo candidato a vereador, José Giuliangeli Castro, conhecido como Zezinho Fisioterapeuta (PDT). 

Zezinho é deficiente visual há 27 anos e não complementou sua prestação de contas referentes as eleições após não compreender o teor de uma intimação. Ele teria direito a intimação diferenciada em braile, o que não aconteceu. O registro da candidatura dele foi indeferido pela falta do documento. O candidato entrou com recurso no TRE e com a decisão, o registro foi deferido. Ele recebeu 1.080 votos na urna que serão computados ao PDT Londrina. 

"A partir do momento que tem o registro de candidatura, os votos são incluídos e tidos como válidos. Tem uma recontagem porque esse partido, no caso o PDT, logicamente vai ter uma alteração podendo ter inclusive um vereador que assuma a cadeira no município de Londrina", explicou Miguel Aranega Garcia, procurador jurídico da Câmara de Vereadores. 

Possível mudança
Aranega Garcia explicou que ainda será feita a recontagem e não existe nenhuma decisão oficial até o momento. "A probabilidade é que exista a exclusão do partido MDB, que é o candidato Marinho, e o Roberto Fú, o mais votado do PDT, que vai angariar a vaga no lugar do MDB", projetou. 

O procurador ainda ressaltou que a tramitação necessita de uma diplomação e Marinho será empossado nesta quinta-feira (1º). "A Câmara Municipal de Londrina tem a prorrogativa de empossar o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores que estão eleitos. Recebemos do TRE a lista de quem são as pessoas que foram diplomadas e que têm direito de serem empossadas". 

Recontagem
O servidor público Maria Correa Faria Junior, conhecido como Marinho, foi sido eleito com 1.990 votos válidos. Ele é um dos novatos na nova legislatura. Com os votos conquistados por Zezinho, o PDT passou o MDB na soma de todos os candidatos e poderá garantir a cadeira pelo cociente eleitoral. Com isso, o vereador mais votado da legenda, Roberto Fú, poderá assumir o seu quinto mandato consecutivo na Casa. Ele recebeu 1.844 votos válidos. Assista!