Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Lula sanciona política para uso controlado do fogo

31 jul 2024 às 18:30
Por: Agência Brasil
Ricardo Stuckerd

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (31) a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, estabelecendo uma abordagem planejada e coordenada para o uso controlado do fogo. 


O objetivo é prevenir e combater incêndios florestais, conservar ecossistemas e respeitar práticas tradicionais. O decreto impõe medidas para disciplinar o uso do fogo no meio rural, principalmente entre comunidades tradicionais e indígenas, e prevê sua substituição gradual por técnicas alternativas.


O ato foi realizado durante a visita de Lula a Corumbá, no Mato Grosso do Sul, município que concentrou 67,3% dos 4.553 focos de calor no Pantanal de 1º de janeiro a 28 de julho, enfrentando a seca mais grave em 70 anos. O presidente sobrevoou áreas queimadas e conversou com brigadistas que atuam no combate aos incêndios.


Lula destacou a importância do trabalho conjunto entre governo federal, estaduais e municipais e enfatizou o valor do Pantanal como patrimônio da humanidade. "Um país que tem um território como o Pantanal e não cuida disso não merece o Pantanal", afirmou o presidente, que também expressou sua emoção ao ver o esforço dos brigadistas.


Até 29 de julho, foram registrados 82 incêndios no Pantanal; 45 foram extintos e 37 continuam ativos, com 20 controlados. Em apoio às equipes locais, o governo federal mobilizou 890 profissionais, incluindo membros das Forças Armadas, Ibama, ICMBio, Força Nacional e Polícia Federal, além de 15 aeronaves e 33 embarcações.

Outras notícias

Trump diz que ações terrestres ocorrerão “muito em breve” na Venezuela

Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli

Defesa de Bolsonaro pede autorização para realizar exame na prisão


A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, apelou para que se evite a provocação de incêndios, afirmando que a solução está em parar de atear fogo na região.


A nova política nacional proíbe o uso do fogo para supressão de vegetação nativa, exceto em casos de queima controlada de resíduos. O uso será permitido em situações específicas, como pesquisa científica, prevenção e combate a incêndios, e cultura de subsistência de povos indígenas e comunidades tradicionais. Também serão autorizadas queimadas controladas e prescritas com planejamento e controle, e os critérios de autorização serão estabelecidos pelo órgão competente.


As áreas protegidas e terras indígenas terão suas próprias diretrizes para o manejo integrado do fogo, com coordenação entre diversos órgãos e a criação de um cadastro nacional de brigadas florestais.


A política busca uma gestão mais eficiente do fogo e um esforço colaborativo para proteger o meio ambiente e as comunidades afetadas.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

CCJ do Senado aprova PEC que prevê fim da escala 6x1

Política
Imagem de destaque

Um dia após ser solto, Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj

Política

Câmara decide suspender Glauber Braga por 6 meses

Política

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.