Política

Lula sobre 2026: “Se eu tiver do jeito que estou hoje, extrema direita não governará”

12 set 2025 às 09:14

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expôs os planos para as eleições de 2026, quando deve concorrer à reeleição, caso esteja bem de saúde, conforme o próprio expôs em entrevista exclusiva ao Jornal da Band que foi ao ar nesta quinta-feira (11). Prestes a completar 80 anos, o petista destacou que tem vitalidade para outro pleito.


“Eu quero te dizer que eu estou com 80 anos, mas eu duvido que tenha muita gente de 30 consiga fazer uma agenda comigo [...]. A única coisa que eu quero te dizer, olhando para você e olhando para a câmera da TV Bandeirantes, é que, se eu estiver do jeito que eu estou hoje, a extrema direita jamais voltará a governar este país. Democracia, sempre”, disse Lula após questionamento da âncora Adriana Araújo.

Lula vs Tarcísio

Perguntado sobre como vê eventual disputa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula declarou que cabem aos partidos escolherem os candidatos e que ainda não se definiu.


“Eu não sei qual é o cenário provável [sobre segundo turno com Tarcísio]. Eu sei que está chegando o ano. Todos os partidos vão ter que definir seus candidatos. Eu ainda não me defini como candidato”, pontuou o presidente.


No primeiro mandato à frente do governo de São Paulo e pupilo de Bolsonaro, o nome de Tarcísio é ventilado como um dos pré-candidatos da direita a disputarem contra eventual candidatura a reeleição de Lula.


Em entrevistas, Tarcísio nega candidatura à presidência, sempre com declarações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em dezembro de 2024, o governador disse, em entrevista ao Canal Livre, que o foco é a reeleição em São Paulo. Atualmente, ele já aparece em pesquisas para o Planalto, em 2026.

Lula pode ir para o 4º mandato

Lula participa de eleições presidenciais desde 1989, quando perdeu para Fernando Collor de Mello. Nos anos de 1994 e 1998, foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso. A primeira vitória foi em 2002. Em 2006, foi reeleito. Já em 2022, na disputa contra Bolsonaro, ganhou novamente, o que marcou o retorno do petista após prisão por condenação na Lava Jato.

Entrevista completa no Jornal da Band

A entrevista do presidente Lula foi ao ar no Jornal da Band desta quinta-feira (11). Assista à íntegra no canal Band Jornalismo no YouTube e no aplicativo Bandplay.