Todos os locais
Todos os locais
Política
Paraná

Lupion apresenta projeto que aperfeiçoa reconhecimento da nacionalidade brasileira a indígenas

09 dez 2024 às 15:03
Por: Assessoria

Brasília - Em meio a um cenário de insegurança jurídica provocada por índios “brasiguaios” que atravessam a fronteira, autodeclaram-se indígenas brasileiros e têm invadido terras e agredido moradores em cidades do Oeste do Paraná e do Mato Grosso do Sul, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) apresentou Projeto de Lei para definir os procedimentos a serem aplicados para o reconhecimento da nacionalidade brasileira a indígenas (PL n° 4740/2024).


A proposta surge depois de denúncias de ações deliberadas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e de Organizações Não-Governamentais para favorecer paraguaios com a nacionalidade brasileira, depois que eles realizam a autodeclaração. Isso daria a eles vantagens concedidas àqueles brasileiros natos ou naturalizados, sem o cumprimento de regramentos existentes na Constituição ou no ordenamento jurídico nacional.


“O que se pretende, de forma objetiva, é que a Funai tenha critérios legais e confiáveis para fins de concessão de relevante documento para aquisição de nacionalidade brasileira. Essa questão é fundamental, pois uma das importantes políticas públicas do Estado brasileiro é a demarcação de terras indígenas. Contudo, tais terras devem se dar para indígenas brasileiros, detentores dos direitos garantidos pela Constituição da República e pela Lei n° 14.701/2023”, afirmou Lupion.


Detalhes


A proposta prevê que, para adequada identificação dos indígenas como brasileiros, serão observados os critérios a seguir:

Outras notícias

Bolsonaro recorre e Moraes nega viagem aos EUA mais uma vez

Ratinho Jr. se diz "à disposição" do PSD para ser candidato à presidência em 2026

Ministro de segurança nacional de Israel ameaça se demitir devido a cessar-fogo


1. Consciência íntima declarada sobre ser indígena, representada mediante a autodeclaração;

2. Vínculo histórico e tradicional de ocupação ou habitação entre a etnia e algum ponto do território soberano brasileiro;

3. Identificação do indivíduo por grupo étnico existente, conforme definição de critérios lastreada no conhecimento sobre a etnia que alega ser descendente, inclusive com oitiva de indivíduos da comunidade a qual alega pertencer.


Podem ainda ser ouvidos moradores da região onde o requerente resida, trabalhe ou legalmente ocupe.


Alem disso, o projeto atribui à Funai responsabilidades de obter eventuais registros criminais do interessado. Em situações de fronteira, o órgão também pedirá à Polícia Federal informações sobre pessoas com o mesmo nome ou grafia similar à do interessado.


A concessão de registro administrativo de nascimento indígena sem o respeito aos requisitos trazidos na pretensa Lei acarretará responsabilidade criminal e administrativa ao agente público. “É uma forma de evitarmos possíveis fraudes internas como aquelas denunciadas recentemente”.


Paz


Para Lupion, as populações do Oeste do Paraná e do Mato Grosso do Sul, principalmente, já sofreram demais com os ataques e invasões feitos por ditos indígenas que pleiteiam direitos, mas que sequer são brasileiros.


“Não é possível que um Estado Soberano como o Brasil não possa garantir proteção e segurança jurídica a quem tem sua propriedade devidamente registrada, com escritura e toda a documentação necessária, e opte por dar proteção, via Guarda Nacional, a invasores de terras que, inclusive, agrediram os próprios agentes”, afirmou Lupion.


“Nós, da FPA, que presido, estamos trabalhando para garantir o direito de propriedade em cidades como Guaíra e Terra Rôxa. Atuamos na conciliação no Conselho Nacional de Justiça, pedimos que a PM dos estados possa proteger os moradores e produtores rurais, e vamos trabalhar para garantir que quem tem o legítimo direito sobre a terra possa cultivar e gerar oportunidade e renda sem invasores arbitrárias”, finalizou.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Reajuste de servidores do Executivo será pago após sanção do Orçamento

Política
Imagem de destaque

Lula celebra anúncio de cessar-fogo na Faixa de Gaza

Política

PGR se manifesta contra devolver passaporte para Bolsonaro ir à posse de Trump

Política

Renegociação de dívidas dos estados é sancionada

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Mulher se apresenta a DH e tenta assumir a morte de Aline de Melo Canhet

Cidade
Londrina e região

Cinco pessoas morrem em acidente na PR-445; sobreviventes são internados em Londrina

Cidade
Londrina e região

Inmet divulga alerta de temporal para Londrina e outras cidades do Paraná

Cidade
Londrina e região

Idoso de Ibiporã desaparecido é encontrado morto em mata de São Jerônimo da Serra

Cidade
Cascavel e região

Jovem morta com tiro na cabeça é identificada como Aline de Melo Canhet

Podcasts

INVESTIMENTO

Podcast - FILL - EP23 - Felipe Gondin 07-12-24

ESPORTE

Podcast - FILL - EP22 - Ricardo Cavallini 07-12-24

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP21 - Tatiana Fiuzza 07-12-24

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.