O subsecretário da Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, usou as redes sociais nesta segunda-feira (8) para declarar que o governo de Donald Trump continuará a tomar medidas cabíveis contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em publicação nas redes sociais, Darren Beattie lembrou o Dia da Independência do Brasil, comemorado no último domingo (7), e citou o ministro da Suprema Corte ao falar sobre “abusos de autoridade”.
“Foi comemorado o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Em relação ao juiz Alexandre de Moraes e às pessoas cujos abusos de autoridade prejudicaram essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas cabíveis”, escreveu Beattie na plataforma X, antigo Twitter.
A declaração do funcionário do governo de Donald Trump acontece em meio ao retorno do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados por tentativa de golpe de Estado.
O primeiro a votar nesta terça-feira é o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal. A previsão é que todos os cinco ministros da Primeira Turma votem até a próxima quarta-feira (10). No dia 11, estão previstas sessões extras. Já no dia 12, caso não haja pedido de vista, sai a sentença dos réus do chamado “Núcleo Crucial”, o grupo que está Bolsonaro, ex-ministros e militares de alta patente.