Política

“Nosso sistema é feito para não funcionar", diz Deltan Dallagnol

22 mar 2022 às 09:39

O ex-procurador da República, Deltan Dallagnol, está em Londrina e concedeu uma entrevista ao Grupo Tarobá de Comunicação na manhã desta terça-feira (22). Entre muitos assuntos, ele falou sobre corrupção, justiça e a importância das eleições em 2022.

“Nosso sistema de Justiça não funciona quando do outro lado tem pessoas com recursos para pagar. Você não tem uma prisão em segunda instância, os casos se alongam, prescrevem e a gente tem como resultado a impunidade. Hoje a gente vê a Lava Jato, a gente fez tudo certo e o que podia, mas o sistema político se organizou, está reagindo, contra atacando, acabando com tudo o que a gente fez e a gente precisa acabar com essa realidade”, disse Dallagnol.

O ex-procurador reforçou, ainda, que proibir a prisão em segunda instância é estimular a corrupção. “O STF não só acabou com a prisão em 2ª instancia, como mudou regras para derrubar condenações”, afirmou.

“Nosso sistema é feito para não funcionar. Quando o réu perde ele pode recorrer, quando o Ministério Público perde, ele não pode recorrer. Direito não é matemática, você tem uma diferença de visão sobre uma questão processual, como por exemplo qual a justiça que deve tramitar um processo de corrupção política, aí o Supremo vem, muda a regra anos depois, e aplica para o passado. É tapetão, derruba a condenação, mas isso não muda o fato”, disse Dallagnol.

Assista, no vídeo acima, a entrevista completa do ex-procurador da República, Deltan Dallagnol no Primeira Hora.