Política

Ricardo Barros tem diploma cassado pelo TRE

21 out 2019 às 19:53

Depois de perder o Governo do Estado logo no primeiro turno com Cida Borghetti, a família Barros, uma das mais bem sucedidas da história política do Paraná, corre o risco de ficar ainda mais fragilizada e ter que se contentar apenas com o mandato da herdeira Maria Victória na Assembleia Legislativa. É que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu nesta segunda-feira (21), por 3 votos a 2, pela cassação do diploma do deputado federal Ricardo Barros ao julgar o processo em que ele é acusado de ter infringido a legislação eleitoral ao participar, durante a campanha do ano passado, de uma festa em Barbosa Ferraz.

A decisão não tem efeito imediato, uma vez que Ricardo pode recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas se em Brasília ele também for derrotado, terá que entregar a cadeira ao suplente Valdir Rossoni. Em tempo: na mesma sessão, o TRE cassou o diploma também do deputado Jonas Guimarães por ter participado do mesmo evento.


Nota do deputado Ricardo Barros:

Já estou providenciando o recurso com efeito suspensivo da decisão do TER/PR que me multou e decidiu pela cassação do meu mandato por ter comparecido a um jantar em uma festa de aniversário em Barbosa Ferraz em 2018.

O recurso com efeito suspensivo deixará a decisão suspensa até a apreciação dos recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estou tranquilo e confiante na reversão da decisão já que toda a jurisprudência do assunto no TSE é favorável.

Fui relator da lei de abuso de autoridade na Câmara. Legislação recebida com resistência por diversos setores do judiciário brasileiro, porém não acredito que essa decisão seja algum tipo de retaliação.

Ricardo Barros