Política

Saiba como foi o debate com candidatos a prefeito de Londrina

13 nov 2020 às 00:11

O Grupo Tarobá promoveu na noite desta quinta-feira (12) debate com os dez candidatos a prefeito de Londrina. Participaram Alvaro Loureiro Junior (PV), Barbosa Neto (PDT), Boca Aberta (PROS), Carlos Scalassara (PT), Delegado Águila Misuta (MDB), Junior Santos Rosa (Republicanos), Marcelo Belinati (PP), Marcio Sanches (PC do B), Marcio Stamm (Podemos) e Tiago Amaral (PSB).

Assista o debate na íntegra!

O debate
No primeiro bloco os candidatos foram apresentados. Posteriormente, o mediador Fernando Brevilheri explicou as regras e apresentou a Comissão Julgadora e as intérpretes de libras. Os candidatos foram sorteados para perguntas e escolheram outro para as repostas.

Rodada de perguntas
Tiago Amaral abriu o debate e questionou Marcelo Belinati sobre aumento no IPTU. Belinati deu sequência, chamou Carlos Scalassara e fez uma pergunta sobre o projeto para a zona rural do município. Junior Santos Rosa foi o terceiro e solicitou que Alvaro Loureiro Junior falasse sobre suas propostas para templos religiosos na cidade.

Scalassara foi quarto sorteado e perguntou ao Boca Aberta como vai praticar a democracia caso eleito. Marcio Stamm chamou Amaral e debateu novamente sobre o aumento do IPTU. Boca Aberta foi o sexto sorteado, chamou Barbosa Neto e manteve o debate no assunto IPTU. Loureiro Junior pediu que o Delegado Águila Misuta explanasse sobre suas propostas na área de segurança pública.

Misuta questionou ao Santos Rosa sobre combate à corrupção. Após ser sorteado, Barbosa perguntou sobre propostas para habitação ao Marcio Sanches. Posteriormente, Sanchez perguntou ao Stamm sobre projetos para o IPTU.

Jornalistas da Tarobá
No segundo bloco, os profissionais da Tarobá fizeram perguntas com tema livre e os candidatos foram sorteados para respostas. Patrícia Chiosi perguntou sobre preparação para o centenário da cidade e Stamm respondeu. Bruno Maffi fez uma questão sobre vacina contra o coronavírus, direcionada ao Loureiro Junior. Já Luciane Miyazaki quis saber quando o Lago Igapó será desassoreado e Amaral deu a resposta.

Cid Ribeiro perguntou sobre proposta para segurança pública e Belinati foi sorteado. Aime Lima fez uma questão sobre crianças que deixaram a rede particular e foram para escolas municipais, além do ensino em tempo integral, Sanches respondeu. Murilo Pajolla quis saber quais são políticas públicos para o setor da tecnologia da informação e a pergunta foi direcionada ao Águila Misuta.

Juliana Lucilha perguntou como melhorar o cenário de moradores de rua em Londrina, Barbosa Neto foi sorteado para resposta. Weslley Lemos questionou sobre melhoras para o transporte coletivo e solução para pontos do transporte interurbano em frente ao Terminal Central, Junior Santos Rosa respondeu. Sara Presoto pediu para saber sobre propostas no setor de cultura e Scalassara foi sorteado. Já Diogo Hutt perguntou sobre qualificação para trabalhadores e Boca Aberta respondeu.

Rodada de perguntas com sorteio
Desta vez, Brevilheri sorteou candidatos para pergunta e reposta. Boca Aberta foi o primeiro e questionou Marcelo Belinati sobre aumento do IPTU. Carlos Scalassara perguntou ao Marcio Sanches sobre propostas para habitação. Delegado Águila Misuta solicitou que Boca Aberta comentasse o que estaria errado na Saúde atualmente. Posteriormente, Junior Santos Rosa fez uma pergunta sobre industrialização para Tiago Amaral.

Alvaro Loureiro Junior questionou Barbosa Neto sobre dívidas da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores (Caapsml). Marcio Sanches fez uma questão ao Delegado Águila Misuta sobre corrupção.

Marcio Stamm pediu para que Alvaro Loureiro Junior falasse sobre o projeto da Cidade Industrial de Londrina. Tiago Amaral perguntou sobre propostas para atenção básica do município. Barbosa Neto foi sorteado na sequência e questionou Junior Santos Rosa sobre Saúde. Marcelo Belinati fechou a rodada e quis saber qual a proposta de Scalassara para o Esporte. 

No último bloco, cada candidato teve um minuto para as considerações finais. A ordem foi definida por meio de sorteio ao vivo. 

Pedidos de resposta
Belinati solicitou dois pedidos de resposta, sendo um sobre projeto de lei mencionado por Boca Aberta no tema IPTU e outro por ser chamado de “Belinóquio” pelo mesmo candidato. A Comissão Julgadora deferiu o pedido e foi disponibilizado um minuto e meio ao candidato. Boca Aberta também fez um pedido de resposta que foi indeferido pela comissão. Belinati ainda fez outro pedido que foi indeferido.