Todos os locais
Todos os locais
Política
Brasil

STF intima Bolsonaro na UTI de hospital e cita live como justificativa

Presidente é réu por ter supostamente planejado um golpe de Estado no Brasil
23 abr 2025 às 20:52
Por: Band
@jairbolsonaro/X/Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi formalmente intimado no processo que apura uma tentativa de golpe de estado no Brasil. Ele estava na UTI do hospital DF Star, em Brasília, onde está internado desde que precisou passar por uma cirurgia devido a um problema gastrointestinal. 


O Supremo Tribunal Federal (STF) justificou que aguardava “uma data adequada” para intimar Bolsonaro após sua internação.


“Todos os réus já haviam sido citados entre os dias 11 e 15 de abril. Em virtude da internação do ex-Presidente Jair Bolsonaro, foi determinado que se aguardasse uma data adequada em que pudesse, normalmente, receber o oficial de Justiça. A divulgação de live realizada pelo ex-Presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”, afirmou o STF em nota ao Band.com.br

Outras notícias

Lupi deixa ministério da Previdência em meio a casos de fraudes; Wolney Queiroz assume pasta

Bolsonaro segue estável e com boa aceitação da dieta oral, diz boletim médico

Carlos Lupi se reunirá com Lula nesta sexta-feira e encontro deve selar o destino do ministro


A live citada foi realizada na UTI e teve a participação dos filhos de Bolsonaro, Flávia, Carlos e Eduardo e do ex-piloto Nelson Piquet. O ex-presidente também concedeu uma entrevista ao SBT.

No começo da noite, o ex-presidente publicou em sua conta no X (antigo Twitter) um vídeo de 11 minutos que mostra a oficial de Justiça entrando em seu quarto e apresentando o documento. Ela explica do que se trata e diz que Bolsonaro tem até cinco dias para apresentar sua defesa prévia.


O ex-chefe do Executivo questionou se a oficial tinha “ciência que está dentro de uma sala de hospital”. Ela, por sua vez, informou que o mandado foi expedido em 11 de abril e desde então aguardava a saída de Bolsonaro do hospital para tomar sua assinatura.

Ele reclamou o fato de “tudo no STF ser secreto” e que seus advogados sequer tiveram acesso a minuta do golpe. 

“Ninguém tem conhecimento da minuta do golpe até hoje. Apareceu uma minuta lá, que é aquela na casa do Anderson [Torres, ex-ministro da Justiça] que é uma piada. Agora tem uma nova minuta de golpe, que estaria no telefone do [ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro] Cid, o próprio Alexandre de Moraes fala dela o tempo todo”, desabafou o ex-presidente.

Em dado momento enquanto conversava com a funcionária da Suprema Corte, uma voz ao fundo – provavelmente de um médico – alertou Bolsonaro de que sua pressão “subiu bastante”. Aos gritos de “eu peço por favor!", Bolsonaro repeliu a tentativa de o interromper.

“O que está em jogo não sou eu. O que está em jogo é o futuro do meu país. Eu sou só um obstáculo entre eu e o meu país (sic). Ele [ministro Alexandre de Moraes] acha que me prendendo ou arranjando uma maneira de me tirar da vida pública, acabou. Não é assim”, disse Bolsonaro, que também afirmou que não fugirá do Brasil. 


Bolsonaro foi tornado réu devido à suspeita de ter integrado uma organização criminosa que planejou um golpe de Estado no Brasil, que tinha como objetivo impedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumisse o poder.


Até o momento, o STF já analisou denúncias contra dois núcleos distintos que são investigados por participação na trama golpista, tornando todos os envolvidos réus por unanimidade. 

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Porto Alegre: "Não se faz casa da noite para o dia", diz prefeito

Política
Imagem de destaque

TSE suspende decisão do TRE-SP que cassou prefeito e vice de Barueri

Política

Moraes autoriza Collor a cumprir pena de 8 anos e 10 meses em casa

Política

Marinho diz que permanência de Lupi depende de 'condições políticas' frente a escândalo no INSS

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Atriz mirim do SBT é intubada em UTI após sofrer sete paradas cardíacas

Cidade
Londrina e região

Quatro pessoas são baleadas no Jardim Leste-Oeste após suposta discussão no trânsito

Cidade
Londrina e região

Estabelecimento é interditado e autuações são aplicadas na operação AIFU em Londrina

Cidade
Londrina e região

Casa abandonada com gatos e piscina revolta moradores no Vivi Xavier, em Londrina

Brasil e mundo
Mundo

Boric apela para evacuação da costa chilena após terremoto e alerta de tsunami

Podcasts

Podcast Heróis e Vilões | EP 5 | Domingos Pellegrini

Podcast Café com Edu Granado | EP 10 | Caio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 8 | O caminho para o sucesso nas vendas | Lázaro Vieira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.