Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Mundo

Venezuela repudia declaração de Trump sobre espaço aéreo do país: ‘Ameaça colonialista’

Neste sábado, Trump afirmou que o espaço "acima e ao redor da Venezuela" deveria ser considerado "totalmente fechado", em meio ao aumento da presença militar americana no Caribe
30 nov 2025 às 09:11
Por: Band
Foto: Federico Parra/AFP

A Venezuela classificou a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o espaço aéreo do país como uma “nova ameaça colonialista” contra a soberania do país. 


Neste sábado (29), Trump escreveu, em publicação na Truth Social, que o espaço "acima e ao redor da Venezuela" deveria ser considerado "totalmente fechado" pelas companhias aéreas, em meio ao aumento da presença militar americana no Caribe.


No texto, Caracas afirma que as declarações de Trump representam "uma nova agressão extravagante, ilegal e injustificada" e que buscam afetar a soberania do espaço aéreo nacional, a integridade territorial e a segurança aeronáutica. 


“Esse tipo de declaração se constitui um ato hostil, unilateral e arbitrário, incompatível com os princípios mais elementares do Direito Internacional e que se insere em uma política permanente de agressão contra o nosso país, com pretensões coloniais sobre a nossa região da América Latina e Caribe, negando o Direito Internacional”, afirmou o governo venezuelano.

Outras notícias

Gilmar Mendes nega pedido da AGU para rever decisão sobre impeachment

Haddad se reúne com representante dos EUA e avança parceria anticrime

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B


O governo venezuelano acusa Washington de tentar impor "ilegítima jurisdição" sobre seu território e afirma que as palavras do presidente dos EUA revelam "pretensões colonialistas sobre nossa região da América Latina e do Caribe".


"A Venezuela não aceitará ordens, ameaças nem ingerências provenientes de nenhum poder estrangeiro."

Caracas também denuncia que os EUA suspenderam unilateralmente os voos de repatriação de migrantes venezuelanos, que vinham ocorrendo semanalmente. O governo diz que seguirá exercendo "soberania plena" sobre seu território e convoca a comunidade internacional a rejeitar o que chamou de ato "imoral" e contrário à paz regional.


Declaração de Trump


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, em publicação nas redes sociais neste sábado (29), para que todas as companhias aéreas considerem o espaço aéreo “acima e ao redor” da Venezuela fechado. 


A declaração feita em publicação na plataforma Truth Social cita, além das companhias aéreas, pilotos e traficantes de drogas e de pessoas. 


“A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas, por favor, considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela totalmente fechado. Obrigado pela atenção!”, escreveu o presidente dos Estados Unidos. 


Na semana passada, os Estados Unidos alertaram as aeronaves que sobrevoavam o espaço aéreo venezuelano para que "exercessem extrema cautela" devido ao "agravamento da situação de segurança e ao aumento da atividade militar dentro e ao redor da Venezuela". 


O alerta do governo norte-americano fez com que várias companhias aéreas suspendessem rotas de voos que cruzavam o país ou que tinham a Venezuela como destino. 


Por conta disso, o governo de Nicolás Maduro revogou as licenças de operação de seis companhias aéreas sob alegação de “terrorismo”. São elas: 


  • Iberia (Espanha);
  • TAP (Portugal);
  • Avianca (Colômbia);
  • Latam (Subsidiária colombiana da bilionária Latam);
  • Gol (Brasil); e
  • Turkish Airlines (Turquia).


As companhias aéreas são acusadas de "unir-se às ações de terrorismo de Estado promovidas pelo governo dos Estados Unidos, suspendendo unilateralmente suas operações aéreas comerciais", diz o comunicado.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Bolsonaro quer remarcar visita de Carlos para coincidir com aniversário

Política
Imagem de destaque

Congresso aprova MP do licenciamento ambiental especial

Política

Congresso deve se reunir nesta quinta-feira para votar a LDO

Política

Decisão de Gilmar que blinda o STF irrita Alcolumbre, que promete reagir

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Suspeito foge de abordagem, troca tiros com a GM e é preso na zona leste de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Família procura idoso de 62 anos desaparecido após sessão de hemodiálise em Cascavel

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.