Tecnologia

Delegacia móvel promove segurança no Show Rural

07 fev 2018 às 10:54

Um ônibus com cela, gabinete para delegado, sala de escrivão, copa, cozinha, banheiro e dormitório está oferecendo um serviço diferenciado durante o 30º Show Rural, em Cascavel. A unidade móvel é uma delegacia sobre rodas destacada para atuar em grandes eventos, como feiras agropecuárias e tecnológicas.

Instalada nas proximidades do principal portão de acesso ao parque que recebe a feira, a delegacia móvel conta com um delegado, um escrivão, três investigadores e cinco policiais. A equipe é da Demafe, a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos, que tem sede em Curitiba e atua temporariamente em cidades que sediam grandes eventos, a exemplo do Show Rural, em Cascavel. Esta será a segunda vez que o evento recebe a estrutura.

O investigador Juliano Filardo, que é engenheiro eletricista responsável pelo funcionamento da delegacia móvel, informa que há inúmeras vantagens em contar com uma unidade dessas em um local/evento com grande fluxo de pessoas. “Os visitantes contam com uma delegacia completa dentro da feira, que fará atendimentos e termos circunstanciados com resposta rápida para ocorrências diversas”, conforme Juliano.

Mais comuns

Os casos mais comuns em grandes eventos são extravios de documentos, chaves e celulares, pequenos furtos, vidros quebrados ou pequenas colisões em áreas de estacionamento, bem como casos de crianças perdidas dos pais ou responsáveis. “Estivemos no Show Rural no ano passado e esse evento é bastante tranquilo. Mas, se for necessário, estamos preparados para atender casos mais graves e que exijam investigação especializada. Para toda e qualquer ocorrência que vier a ser registrada no interior do parque a responsabilidade de apuração é nossa”, segundo Juliano Filardo.

Situações que possam ser detectadas pela Polícia Rodoviária Federal, como condução sem documentos e casos de possível embriaguez ao volante, são também encaminhados para a delegacia móvel. O coordenador da área de Segurança da feira, Valdecir de Oliveira, diz que esse atendimento é importante porque o local recebe mais de 50 mil pessoas por dia, ou seja o equivalente a uma cidade de médio porte.

Crédito: Assessoria