O quarto episódio do podcast Mulheres no Agro traz para a mesa de debate o tema: futuro dos alimentos. Os convidados especiais falam sobre como a biotecnologia é uma ferramenta essencial no campo. Para discutir com propriedade sobre o assunto, Luly Barbeiro convida a advogada Rafaela Parra, Ismael Menezes, da MD Commodities, e Tito Turquino, que é pecuarista.
Rafaela Parra fala sobre a sustentabilidade no agronegócio. “Muito se fala sobre isso, mas muitas vezes as pessoas confundem o que é a sustentabilidade ou não entendem. É super importante discutir com profundidade. Quando se fala em sustentabilidade sempre vem o uso da terra, a produção dentro da porteira e as pessoas entendem que seria para deixar uma área reservada e que não fosse utilizada pra nada. É justamente o contrário. É preciso extrair o máximo de produção da terra respeitando seu potencial produtivo”, explica a advogada.
Já para o pecuarista Tito Turquino, esse é um assunto muito polêmico e sempre vão pontuar algo ruim. “Nessa parte de preservação, o produtor rural não quer estragar a terra dele, poluir a água. Ninguém quer criar erosão. Por isso temos que preservar uma faixa”, pontua Tito.
Leia mais:
Panorama dos maiores exportadores de grãos e produtores brasileiros
Automação e agricultura de precisão AGRO 4.0
Sucessão familiar, papel da mulher no campo e produção agropecuária no Brasil
Podcast Mulheres no Agro: acompanhe todos os episódios
Ismael Menezes fala sobre como o Brasil é visto no quesito preservação e sustentabilidade. “O Brasil é vendido lá fora como vilão, mas na verdade é o oposto. As empresas precisam cada vez mais passar uma imagem positiva. Nós somos exemplo”, lembra Ismael.