Tarobá Cidade Londrina

Arquietata fala sobre o poder dos revestimentos na decoração de interiores

28 out 2025 às 16:14

No quadro "Moda de Casa", a arquiteta Adriana Pizaia discute o impacto dos revestimentos nos projetos de interiores, destacando que o revestimento é a finalização do projeto, responsável por traduzir a personalidade do proprietário e a emoção do ambiente.


A arquiteta mostrou projetos que buscam a atualização de imóveis antigos (alguns de 15 a 20 anos), nos quais a família e as necessidades mudaram. Os projetos atuais buscam a sensação do natural, utilizando revestimentos que imitam madeira, trazem textura de pedra e outros materiais naturais.


A tendência é utilizar peças de grandes formatos (acima de 2 metros ou 1,20m x 1,20m) para dar continuidade ao ambiente e reduzir o número de juntas, facilitando a limpeza. Em ambientes pequenos, como um banheiro, ela sugere reduzir o tamanho da peça (ex: 90x90cm) para minimizar o desperdício de material.


É possível usar porcelanato para criar peças especiais, como bancadas, além de pisos e paredes. É fundamental contratar um bom arquiteto para garantir boas escolhas, evitar desperdício de material e assegurar a durabilidade do projeto.


A arquiteta ressaltou que prioriza a atemporalidade em seus projetos, mas também busca atualizar os ambientes, muitas vezes clareando-os, para que as famílias possam utilizá-los de forma adequada.