Há cerca de seis meses, escolas de todo o Brasil passaram a adotar uma nova realidade: a restrição do uso de celulares em sala de aula e no ambiente escolar.
A medida, voltada para melhorar a qualidade da aprendizagem e promover o foco e a sociabilidade entre os alunos, tem gerado impactos significativos no cotidiano das instituições de ensino.
Em Londrina, a prática já atinge cerca de 90% dos alunos das escolas estaduais, conforme revelou Jessica Pieri, chefe do Núcleo Regional de Educação, durante entrevista ao programa Tarobá Cidade. Ao lado dela, também participaram a educadora parental Nana Miquelin e a gestora escolar Josy Tomas, que discutiram os desafios e benefícios da implementação. Inicialmente recebida com resistência por parte dos estudantes, a restrição tem sido vista com bons olhos por pais e educadores.
Para as especialistas, um dos principais ganhos é o resgate da convivência e socialização escolar, essenciais para o desenvolvimento emocional e social de crianças e adolescentes.
A iniciativa também contribui para criar ambientes de aprendizagem mais equilibrados e menos dispersos, fortalecendo o vínculo entre estudantes e o conteúdo pedagógico.
Veja o bate-papo completo no vídeo!