O Canil Setorial do Batalhão da Polícia Militar de Cascavel vai promover um campeonato de cães de faro, exclusivo para policiais militares e forças de segurança. Segundo o tenente Cardoso, o objetivo do evento é prestigiar os policiais que atuam com cães no combate ao crime.
Ainda conforme o tenente, equipes de diversas cidades do Paraná participarão da competição, incluindo Maringá, Curitiba e Londrina. O evento promete reunir profissionais experientes e animais altamente treinados.
Cardoso explicou que os cães iniciam o treinamento por volta do primeiro ano de vida e permanecem em atividade até os oito anos, quando entram na chamada "reserva". Nessa fase, os animais geralmente são adotados por policiais que trabalharam com eles, garantindo uma aposentadoria tranquila e respeitosa.
Durante o programa Brasil Urgente Regional, a equipe recebeu a visita especial da cadela Bersa, uma das estrelas do canil. Apesar de dócil fora do trabalho, Bersa não hesita em ação, sendo altamente eficaz na detecção de drogas e armas.
Segundo o tenente Cardoso, a cadela já teve atuações de destaque, como quando localizou recentemente 2 toneladas de maconha durante uma operação.