Tarobá Cidade

Dia do Idoso: Fonoaudióloga alerta para a importância da saúde auditiva na terceira idade

01 out 2025 às 15:35

O Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, foi tema do Saúde em Foco sobre a saúde na terceira idade, com um alerta especial para a saúde auditiva. A fonoaudióloga Michele Vieira, convidada para o programa , destacou que a perda de audição é um processo natural do envelhecimento, mas pode ser prevenida com cuidados e exames regulares.


A especialista comparou a perda de audição com a "vista cansada" que muitas pessoas experimentam a partir dos 40 anos, ressaltando que a audição também precisa de atenção. Ela explicou que a perda auditiva relacionada à idade ocorre de forma gradual, começando pelas frequências agudas. Por isso, o idoso pode ter dificuldade de escutar a campainha ou o telefone, mas ainda ouvir outros sons.


Para garantir uma velhice com saúde e qualidade de vida, Michele Vieira recomenda que os exames preventivos comecem a ser feitos a partir dos 40 anos, especialmente para quem tem histórico familiar ou trabalha em ambientes com ruído. A fonoaudióloga também enfatizou que, se necessário, os aparelhos auditivos devem ser usados o tempo todo para que o idoso não perca a conexão com o ambiente.