Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Tarobá Esporte
Cascavel e região

Autódromo de Londrina completa 33 anos com expectativa de reformas e revitalização

A pista da “velha guarda”, com seu traçado estreito, curvas técnicas e freadas bruscas, completa 33 anos com o desejo de manter sua essência
22 ago 2025 às 21:41
Por: Gabriel Arantes

Na última quinta-feira (21), o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, comemorou seu 33º aniversário.


Mas as reivindicações por um autódromo em Londrina começaram muito antes da construção da pista. Ainda na década de 1970, o empresário e piloto Waldemar Hauer chegou a oferecer um terreno na zona sul da cidade com o objetivo de viabilizar uma pista que pudesse receber corridas de forma estruturada.


Em 1973, um novo projeto ganhou força. Carros circulavam pelas ruas de Londrina com adesivos que diziam: “Autódromo: em Londrina só falta você”. A iniciativa foi idealizada por Edvaldo Viécili, que pretendia unir entidades assistenciais da cidade para vender cadeiras cativas. O dinheiro arrecadado seria destinado à construção de um autódromo simples, onde os pilotos pudessem competir e gerar renda revertida para escolas, hospitais e creches. No entanto, o projeto não saiu do papel.


Foi apenas em 20 de agosto de 1989 que o então prefeito Antônio Casimiro Belinati anunciou oficialmente a construção do Autódromo de Londrina, por meio de um acordo com a Caixa Econômica Federal e a Petrobras, que contribuíram com o financiamento da obra.


Logo na inauguração, em 21 de agosto de 1989, a pista recebeu duas das principais categorias do automobilismo da época: a Fórmula 3 Sul-Americana e a Stock Car. Affonso Giaffone venceu a prova da Fórmula 3, enquanto Adalberto Jardim conquistou as duas etapas da Stock disputadas no novo circuito.

Outras notícias

Londrina Vôlei estreia na Superliga B com derrota em jogo

Inspiração fitness: idosa de 84 anos viraliza praticando crossfit

Ginásio Moringão recebe jogo do Londrina Vôlei pela Superliga B Feminina


O nome atual, Autódromo Internacional Ayrton Senna, só foi adotado em 1994, ano da morte do tricampeão mundial de Fórmula 1. Até então, a pista era conhecida apenas como Autódromo Internacional de Londrina.

Desde então, o autódromo recebeu diversas categorias e competições ao longo dos anos, como Fórmula Truck, Copa Truck, Stock Car, Fórmula 3, campeonatos de marcas e até motovelocidade, consolidando-se como um dos principais autódromos do Paraná.


E quando se diz “um dos principais”, não é exagero. Com a demolição do autódromo de Curitiba, apenas Londrina e Cascavel seguem como as grandes praças do automobilismo no estado. No entanto, há um contraste evidente: enquanto Cascavel recebe melhorias constantes, como estrutura para provas noturnas, Londrina enfrenta problemas estruturais sérios.


Atualmente, os tradicionais arrancadões são as provas mais frequentes na pista. Categorias de ponta, como a Stock Car, deixaram de correr no local, alegando falta de estrutura nos boxes e problemas de segurança na pista.


Apesar dos desafios, há esperança. Os valores e o projeto de reforma do autódromo já foram apresentados ao Governo do Estado, e a expectativa é de que, com a revitalização, a Stock Car – principal categoria do automobilismo nacional – retorne a Londrina, movimentando não só as pistas, mas toda a economia local.


A pista da “velha guarda”, com seu traçado estreito, curvas técnicas e freadas bruscas, completa 33 anos com o desejo de manter sua essência, mas mirando um novo capítulo, marcado por melhorias fundamentais para voltar a receber o mais alto nível do automobilismo nacional.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Londrina conquista ouro no basquete masculino dos Jogos Abertos do Paraná

Esportes
Imagem de destaque

Londrina Bristlebacks conquista título invicto da Superliga D2

Esportes

Londrina Esporte Clube inicia Paranaense 2026 no Estádio do Café

Esportes

Londrina busca reforços para 2026 e anuncia mudanças na comissão técnica

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.