Um avião da Força Aérea Brasileira pousou no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, para buscar um coração destinado a um transplante que será realizado no interior de São Paulo.
Em operações de transporte de órgãos, como no caso de um coração, cada segundo conta. O major Muller explica que o tempo de isquemia de um coração é de 4 horas. Isquemia é o período entre a interrupção do fluxo sanguíneo do doador para o órgão e o novo aporte de sangue após o implante no receptor, ou seja, é o tempo que o órgão consegue sobreviver sem ser transplantado.
O uso de aviões militares para o transporte de órgãos é comum, mas não é algo que ocorre frequentemente no norte do Paraná. Três médicos vieram de Barretos e seguiram de carro até Apucarana, com o apoio de um helicóptero da Polícia Militar, que pousou em um campo de futebol no centro de Apucarana. Após a retirada do órgão, os médicos retornaram ao avião.
Esta é uma ação conjunta e integrada de todas as instâncias de saúde, incluindo a Força Aérea Brasileira, a Polícia Militar, e os hospitais de Barretos e Apucarana, para garantir que o órgão seja entregue no menor tempo possível. Confira mais na reportagem de Tatiane Pívaro, com imagens de Dirceu Júnior.