No programa Momento Business deste sábado (04), a jornalista Jéssica Moraes conversa com a mentora de líderes Antonella Satyro. A especialista explica como o autoconhecimento é essencial para quem deseja ser um líder ou CEO, pois contribui para a tomada de decisões, além de ajudar a entender limites pessoais, o que tolerar e o que aceitar no ambiente profissional. Além disso, o autoconhecimento é a chave para identificar pontos de melhoria, tanto no comportamento pessoal quanto no trabalho desenvolvido.
Com o avanço da tecnologia, algumas habilidades emocionais se tornaram indispensáveis — entre elas, a inteligência emocional, que é central para que o líder gerencie suas próprias emoções e oriente com eficácia e consciência os colaboradores.
Pesquisas mostram que um alto nível de autoconsciência é o principal indicador de sucesso geral. Empresas que incentivam essa prática apresentam 23% mais engajamento dos funcionários.
No quadro Giro de Negócios, o tema é como a experiência do cliente pode auxiliar diretamente no aumento da receita de uma empresa. Estudos apontam que priorizar o cliente pode fazer a receita quase dobrar. Quando o consumidor se sente bem atendido e valorizado, a tendência é que ele retorne para comprar e ainda indique a marca para outras pessoas, ampliando a base de clientes.
Assista ao vídeo e confira o programa completo!