Vitrine Revista Cascavel

Direito da criança e do adolescente: entenda o que é abandono afetivo

03 dez 2025 às 17:37

O afeto, tão essencial para o desenvolvimento de uma criança, agora também ganha reconhecimento jurídico. Com as atualizações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o abandono afetivo passa a ser considerado um ilícito civil. Para explicar as mudanças na prática e os deveres dos pais, o Vitrine Revista recebe a advogada e especialista em Direito da Família e do Trabalho, Ronali Rech.


A convidada esclarece como a nova legislação define, na prática, o que caracteriza abandono afetivo, que pode incluir a omissão em garantir cuidados essenciais tanto materiais quanto emocionais. Ela também explica quais são os principais deveres afetivos dos pais segundo a nova lei, além da obrigação de sustento material.


A advogada destaca ainda como o abalo emocional e psicológico causado pela ausência dos pais pode ser comprovado judicialmente, quais tipos de indenizações ou medidas compensatórias a Justiça pode determinar e que, em situações mais graves, o abandono afetivo pode levar à perda do poder familiar, explicando como esse processo é realizado.


Assista ao vídeo e entenda mais!