O Paraná vive um verdadeiro boom no empreendedorismo. Só neste ano, já são mais de 220 mil novas empresas abertas no estado. Mas transformar um sonho em um negócio de sucesso ainda é um grande desafio — quase metade das micro e pequenas empresas no Brasil fecha as portas nos primeiros anos.
Como equilibrar preparo técnico e inteligência emocional para prosperar no mundo dos negócios? No Vitrine Revista de hoje, a psicóloga Sarah Figueiredo explica os principais caminhos para superar esses obstáculos.
De acordo com dados da Junta Comercial do Paraná, entre janeiro e julho de 2025, mais de 200 mil empresas foram abertas no estado. No entanto, o Sebrae alerta: mais da metade dessas empresas enfrenta problemas financeiros e falta de planejamento estratégico.
Segundo Sarah, para consolidar um novo negócio, é essencial alinhar a realidade com o desejo, além de manter uma estrutura emocional equilibrada para lidar com os desafios do dia a dia. Ela também destaca a importância de um bom estudo de mercado e da análise da própria situação financeira, que podem fazer toda a diferença para o sucesso do empreendimento.
Assista ao vídeo e confira as dicas práticas de empreendedorismo e gestão emocional para quem quer crescer com mais segurança!