Em um mundo cada vez mais digitalizado, é quase inevitável que crianças e jovens tenham contato com as redes sociais. Nessa realidade, eles se tornam alvos fáceis para abusadores e estão mais expostos a riscos que afetam a saúde física e mental.
No Vitrine Revista de hoje, é apresentado o Programa Guardiões da Infância, que tem como objetivo levar informações sobre segurança digital e orientar sobre o combate ao abuso sexual infantil.
Somente no primeiro trimestre de 2023, foram registradas mais de 17 mil ocorrências de abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.
A equipe de agentes Andrea Passos, Verônica Carvalho e Luciana Issa explica que a iniciativa da Polícia Rodoviária Federal promove ações direcionadas a escolas, famílias, jovens e educadores, com foco em cibersegurança e práticas de prevenção ao abuso. O trabalho é feito por meio de atividades educativas, palestras e dinâmicas.
As ações ensinam desde como evitar situações de vulnerabilidade no ambiente digital, até como identificar casos de abuso e os passos para buscar justiça.
Serviço:
Denúncia de abuso contra crianças ou adolescentes:
-
Disque 100 (Disque Direitos Humanos)
-
181 (Polícia Civil)
-
153 (Guarda Municipal de Londrina)
Contato URCOPI Londrina:
(43) 9.8862-1207
Para conhecer mais sobre o projeto ou solicitar uma palestra, entre em contato ou acesse o QR Code.
Assista ao vídeo e confira mais informações sobre o programa!